Atlético-MG vence Zamora de virada e segue vivo na Libertadores

O triunfo levou o Atlético-MG aos três pontos, em terceiro lugar na chave, atrás do Cerro Porteño, com nove, e do Nacional do Uruguai, que está com seis

© Bruno Cantini / Atlético

Esporte no mineirão 03/04/19 POR Estadao Conteudo

O Atlético Mineiro esteve no fundo do poço nesta quarta-feira, no Mineirão, mas conseguiu se manter vivo na Copa Libertadores. Vindo de duas derrotas no Grupo E, foi surpreendido, chegou a estar perdendo por 2 a 0 para o Zamora, mas conseguiu a virada para 3 a 2, com três gols marcados na etapa final, reagindo no torneio continental.

PUB

O triunfo levou o Atlético-MG aos três pontos, em terceiro lugar na chave, atrás do Cerro Porteño, com nove, e do Nacional do Uruguai, que está com seis. O time venezuelano ainda não pontuou. A equipe mineira voltará a jogar pela competição na próxima quarta, quando vai visitar o Cerro, sendo que no mesmo dia o clube uruguaio receberá o Zamora. Antes, no domingo, o Atlético terá o Boa pela frente, no Mineirão, no jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro - o primeiro terminou 0 a 0.

Nesta quarta-feira, o Atlético enfrentou vários problemas. Sofreu com as atuações ruins dos seus laterais, Guga e Fábio Santos, que falharam nos gols do adversário. E também levou um gol de cabeça de um adversário de apenas 1,65m. E, assim, o clima de apoio no Mineirão se transformou em protestos contra Levir Culpi.

Ainda assim, conseguiu a redenção nos 45 minutos finais, representada por Fábio Santos, que marcou o gol da vitória, de pênalti, em uma reação vista como improvável pelo desempenho ruim do time no primeiro tempo e que foi aberta por um gol de Maicon Bolt, que recentemente conquistou a titularidade do lado do esquerdo do time.

O JOGO - A campanha ruim do Atlético-MG na fase de grupos da Libertadores não desanimou a torcida, que foi em bom número ao Mineirão e empurrou o time ao campo de ataque nos minutos iniciais do duelo, marcados pela intensa pressão, o que incluiu um cabeceio de Luan na trave após falha do Zamora.

Só que o time venezuelano foi muito eficiente e abriu o placar ao aproveitar os espaços no lado direito da defesa atleticana. Aos 17 minutos, Maza avançou, driblou fácil Guga e cruzou para Gallardo, que subiu no meio de dois marcadores e cabeceou para as redes mesmo tendo apenas 1,65m.

O gol do Zamora escancarou um cenário preocupante para o Atlético-MG. Enquanto o Zamora aproveitava os espaços no lado direito da defesa, o time da casa mal conseguia articular jogadas, abusando da ligação direta, parando facilmente na marcação adversária. A exceção praticamente foi uma ação ofensiva que terminou com incrível chance desperdiçada por Ricardo Oliveira numa trama que também envolveu Elias, Cazares e Luan.

E o cenário ficou ainda pior aos 46 minutos, quando Óscar Hernández aproveitou vacilo de Fábio Santos na tentativa de fazer a linha de impedimento, avançou livre e rolou para Paiva fazer 2 a 0, selando um primeiro tempo desastroso para o Atlético-MG.

O início da etapa final parecia ainda pior para o time, tanto que o Zamora quase fez o terceiro gol aos três minutos, quando Réver errou tempo de bola, Victor saiu mal da meta e foi driblado por Paiva, que finalizou para fora. Mas o Atlético-MG conseguiu voltar para o jogo aos cinco minutos, quando Luan, na raça, conseguiu evitar saída da bola e fez cruzamento perfeito para Maicon Bolt, de cabeça, diminuir a desvantagem.

A partir daí, o Atlético-MG dominou completamente o duelo e esteve perto de arrancar o empate em finalizações de fora da área de José Welison, sendo que uma delas acertou a trave. E ele veio aos 26 minutos, após Ricardo Oliveira chutar e a bola desviar em Vinícius, que havia entrado em campo pouco antes, na vaga de Elias, a principal novidade da escalação, mas que deixou o campo vaiado.

Pouco depois, o Zamora teve Oscar Hernández expulso. E não resistiu, com Fábio Santos convertendo pênalti aos 34 minutos, após De La Hoz colocar a mão na bola dentro da grande área, garantindo a sofrida vitória do Atlético, que se recuperou de uma desvantagem de 2 a 0 para seguir vivo na Libertadores.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-MG 3 x 2 ZAMORA

ATLÉTICO-MG - Victor; Guga, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; José Welison (Nathan), Elias (Vinícius) e Cazares; Luan (Jair), Ricardo Oliveira e Maicon Bolt. Técnico: Levir Culpi.

ZAMORA - Joel Grateol; Carlos Castro, Kevin De La Hoz, Mayker González e Ignacio González; Oscar Hernández, Pedro Ramírez (Mena) e Gustavo Rojas (Soto); Maza, Guillermo Paiva e Erickson Gallardo. Técnico: José Alí Canas.

GOLS - Erickson Gallardo, aos 17, Guillermo Paiva, aos 46 minutos do primeiro tempo. Maicon Bolt, aos cinco, Vinicius, aos 26, e Fábio Santos, aos 34 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Gery Vargas (Bolívia).

CARTÕES AMARELOS - Réver, Luan e Soto.

CARTÃO VERMELHO - Óscar Hernández.

RENDA - R$ 1.053.290,00.

PÚBLICO - 40.857 torcedores.

LOCAL - Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 19 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 18 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 21 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 19 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 11 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 20 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 19 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 21 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 20 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens