Promotoria investiga redecoração do Palácio dos Bandeirantes

O governo João Doria (PSDB) afirmou, por meio de nota, que as obras são de "manutenção corretiva" e foram realizadas após dez anos

© Governo do Estado de SP

Brasil são paulo 04/04/19 POR Estadao Conteudo

O 1º promotor do Meio Ambiente de São Paulo, Carlos Henrique Prestes Camargo, instaurou inquérito sobre "eventuais danos ao patrimônio público de interesse histórico, com a remodelação e redecoração do Palácio dos Bandeirantes, com descaracterização de móveis de madeira de lei, pisos e adornos, que foram pintados com tinta preta, inclusive brasões do Estado de São Paulo". Segundo a portaria de instauração do procedimento, "também há a notícia de que o Governador do Estado de São Paulo pretende alugar áreas do Palácio dos Bandeirantes para a realização de eventos privados". As informações foram divulgadas pelo site do Ministério Público Estadual de São Paulo.

PUB

O governo João Doria (PSDB) afirmou, por meio de nota, que as obras são de "manutenção corretiva" e foram realizadas após dez anos, que envolveu, "troca de forros e pisos, vidros e recuperação da elétrica e hidráulica das instalações, assim como pintura depois de relatório técnico apontar a necessidade de correção para a proteção do patrimônio público". "Não houve nenhum prejuízo ou maculação de móveis ou bem histórico, pelo contrário o acervo do Palácio foi protegido e qualquer dano a obras de Tarsila Amaral, Brecheret, entre as 4 mil obras existentes, seria irreparável".

+ Incêndio no Museu Nacional começou no ar-condicionado do auditório

O promotor pediu que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informe se teve conhecimento das alterações no Palácio, e ainda pede que seja acionada a Promotoria do Patrimônio Público e Social de São Paulo analise "adoção das medidas cabíveis com relação ao gasto de aproximadamente R$ 2 milhões em reformas e ações de redecoração desnecessárias, feitas pelo Governo do Estado de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes".

O Ministério Público diz ter recebido um requerimento de uma pessoa, cujo nome foi preservado, que "solicitou providências com relação a eventuais danos ao patrimônio público parcialmente tombado (Resolução 06/2016-CONPRESP), com a remodelação e redecoração do Palácio dos Bandeirantes, com descaracterização de móveis de madeira de lei, pisos e adornos, que foram pintados com tinta preta, inclusive brasões do Estado de São Paulo".

De acordo com o denunciante, o governador João Doria (PSDB) "efetuou a redecoração do Palácio dos Bandeirantes, causando danos ao patrimônio público e a bens de valor histórico". "Afirmou que móveis de madeira de lei, adornos antigos e brasões foram descaracterizados com pinturas".

Segundo o Ministério Público, "apesar de o Palácio dos Bandeirantes ter apenas a fachada tombada, o inquérito pretende determinar se o governo poderia modificar os móveis, pisos, mesas e demais bens que possuem interesse histórico e artístico sem a consulta de órgãos preservacionistas".

Defesa

Em nota, o Palácio dos Bandeirantes informou: "Após 10 anos, foram realizadas obras de manutenção corretiva no Palácio dos Bandeirantes como troca de forros e pisos, vidros e recuperação da elétrica e hidráulica das instalações, assim como pintura depois de relatório técnico apontar a necessidade de correção para a proteção do patrimônio público. Não houve nenhum prejuízo ou maculação de móveis ou bem histórico, pelo contrário o acervo do Palácio foi protegido e qualquer dano a obras de Tarsila Amaral, Brecheret, entre as 4 mil obras existentes, seria irreparável. Toda a manutenção passou por avaliação e acompanhamento do Acervo Cultural e Artístico dos Palácios do Governo. O Estado oferecerá todas as informações solicitadas ao MP-SP."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 22 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 52 mins

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança 02/05/24

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 22 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 22 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 22 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 23 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 23 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens