Papel das redes sociais na eleição de Bolsonaro é tema de debate

Jornalista foi alvo de ataques nas redes sociais após a publicação de uma reportagem que revelou que empresários impulsionaram disparos em massa pelo WhatsApp contra o PT

© iStock

Tech EUA 05/04/19 POR Folhapress

BOSTON, EUA (FOLHAPRESS) - Ataques à imprensa e aos jornalistas durante um período de forte polarização política foi tema de debate na Brazil Conference, evento organizado por alunos das universidades Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Boston, nos EUA.

PUB

Nesta sexta-feira (5), as jornalistas Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S.Paulo, Vera Magalhães, do jornal O Estado de S. Paulo, e a pesquisadora Yasodara Córdova, de Harvard, discutiram a disseminação de fake news nas redes sociais e os efeitos dessa prática na disputa que elegeu Jair Bolsonaro (PSL) presidente no ano passado.

Durante o painel "Jornalismo: os desafios da mídia em tempos de polarização", Patrícia disse que não é possível afirmar que Bolsonaro venceu a disputa contra Fernando Haddad (PT) no segundo turno apenas em razão das redes sociais, mas é preciso observar com atenção os desdobramentos desse processo.

+ Sérgio Moro entra no Twitter (o que é um pouco inusitado) e vira meme

Na avaliação da repórter especial da Folha de S.Paulo, ações em massa no Twitter, Facebook e WhatsApp podem ser espontâneas, mas também uma tentativa de manipular a opinião pública.

"A automatização, militantes ou bots [robôs] estão inflando alguns tipos de narrativa. Isso está sendo usado e a gente [jornalista/imprensa] é vítima. É preciso ver o quanto é voluntário e espontâneo e o quanto é tentativa de manipular a opinião pública".

Patrícia foi alvo de ataques nas redes sociais após a publicação de uma reportagem, em outubro do ano passado, que revelou que empresários impulsionaram disparos em massa pelo WhatsApp contra o PT.

A prática é ilegal porque se trata de doação de campanha por empresas, o que é vedado pela lei eleitoral, e não declarada.

Após a publicação da reportagem, os advogados de Bolsonaro protocolaram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma ação contra Haddad, sua vice, Manuela D'Ávila (PCdoB), o presidente do Grupo Folha, Luiz Frias, a então diretora Editorial e de Redação da Folha, Maria Cristina Frias, e Patrícia Campos Mello.

Segundo Patrícia, os jornalistas estão sujeitos a questionamentos, desde que isso não seja escalado para ameaças.

+ 5G: no futuro, tecnologia será tão necessária quanto a eletricidade

Vera Magalhães, por sua vez, disse que é redutor afirmar que Bolsonaro foi eleito pelas ações nas redes sociais. Para ela, houve uma "conjunção de fatores" que o levaram ao Planalto, como a Operação Lava Jato, o desgaste da imagem do PT -envolvido em diversas denúncias de corrupção-, a situação econômica do país e, por fim, o atentado a faca que Bolsonaro sofreu em setembro.

Ainda de acordo com a jornalista do Estado de S. Paulo, a imprensa errou ao não tratar Bolsonaro como uma hipótese real de vitória e, a partir de agora, precisa expor e informar os fatos de maneira responsável, em um caminho que, para ela, ainda é de aprendizado.

"Não podemos repetir os erros. Ele [Bolsonaro] ataca a imprensa e isso não vai mudar", afirmou Vera. "Nosso papel é expor de maneira responsável, é um caminho de aprendizado que tem erros e acertos e é um dever de casa de todos nós".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula