Ciro critica improviso e 'vassalagem' do Brasil aos EUA sob Bolsonaro

Geraldo Alckmin também criticou a gestão do atual presidente da República

© Nacho Doce/Reuters

Política OPOSIÇÃO 06/04/19 POR Notícias Ao Minuto

BOSTON, EUA (FOLHAPRESS) - Ex-candidatos à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) fizeram na noite desta sexta-feira (5) críticas duras ao governo de Jair Bolsonaro, classificado por eles como um conjunto de disparates, pautado pelo improviso e pela "vassalagem vergonhosa" em relação aos Estados Unidos.

PUB

Os dois políticos, derrotados pelo atual presidente na eleição de outubro, alinharam discursos quanto à falta de articulação política do Planalto -que não consegue angariar uma base aliada no Congresso– e à aproximação do Brasil com o governo de Donald Trump.

+ Ministério Público inclui parentes de miliciano em caso Queiroz

Os ataques a Bolsonaro e a sua gestão aconteceram diante do ministro Santos Cruz (Secretaria de Governo), responsável justamente pela relação do Planalto com o Congresso.

O general estava na plateia da Brazil Conference, evento organizado por alunos da universidade de Harvard e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), e passou grande parte do tempo -pouco mais de uma hora e meia- mexendo no celular e foi embora antes do fim do debate.

Enquanto Alckmin afirmou que Bolsonaro comanda um governo "improvisado e heterogêneo", com "pauta equivocada", Ciro chamou Bolsonaro de imbecil e disse que o alinhamento com a Casa Branca é uma "coisa nojenta".

"É uma vassalagem vergonhosa ao Trump. É uma coisa nojenta colocar o filho mexendo em coisa séria", disse o ex-governador do Ceará.

Eduardo Bolsonaro, filho caçula do presidente, é responsável pela chancela às principais decisões de política externa do governo -o deputado, atual chefe da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, participou da reunião privada entre Bolsonaro e Trump na Casa Branca, em março.

O tucano, por sua vez, também criticou o alinhamento do Brasil aos EUA. Ele afirmou que o país é "caudatário do Trump, sem a menor necessidade" e disse que a relação está prejudicando as exportações brasileiras, principalmente em relação ao mundo árabe.

Apesar disso, ambos avaliam que a democracia não está ameaçada durante o governo Bolsonaro e, para Ciro, a gestão é "antecedência de grande confusão", mas não há organização para um impeachment do presidente.

O ex-governador de São Paulo voltou a rechaçar a ideia de disputa entre nova e velha política -discurso ecoado insistentemente pelo presidente e seus principais auxiliares- e disse que o governo perde tempo ao discutir questões contaminadas por teses ideológicas.

"Estão discutindo se o nazismo é de direita ou de esquerda, se 64 foi golpe ou não. Não tem nova ou velha política, tem boa e má política e a boa política não envelhece", afirmou Alckmin.

O tucano se reuniu esta semana com Bolsonaro em Brasília, e repetiu que seu partido, o PSDB, não vai participar do governo, mas votará a favor de projetos que acredita serem bons para o país.

Ex-candidato do MDB ao Planalto, Henrique Meirelles (MDB) também participou do debate e disse acreditar que as instituições estão funcionando normalmente. "Não acho que a democracia esteja ameaçada".

Essa foi uma das teses do então candidato do PT ao Planalto, Fernando Haddad, que afirmou, durante a campanha, que a democracia estava sob ameaças caso Bolsonaro fosse eleito.

Haddad, derrotado no segundo turno, foi convidado para o evento mas cancelou sua participação. Ele viajou a Porto Alegre para a caravana Lula Livre, em defesa da liberdade do ex-presidente, preso em Curitiba há um ano por corrupção.

Guilherme Boulos (PSOL), que também concorreu à Presidência no ano passado, foi convidado de outro painel da conferência.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 21 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 18 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 22 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 20 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama REALITY-A GRANDE CONQUISTA Há 23 Horas

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições

tech Ataque Há 18 mins

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech Justiça Há 13 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

fama Casais famosos Há 13 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)