Parlamentares do PSL lideram com folga interação nas redes, diz estudo

A pesquisa mediu o engajamento (volume total de interações registrados nos perfis dos parlamentares do Facebook, Twitter e Instagram) e registrou que o PSL supera com folga as demais siglas

© Reuters

Política BRASÍLIA 06/04/19 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Os parlamentares do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, concentram 42,6% das interações nas redes sociais dos congressistas em fevereiro e março, segundo o mais recente estudo FSBinfluênciaCongresso.

PUB

A pesquisa mediu o engajamento (volume total de interações registrados nos perfis dos parlamentares do Facebook, Twitter e Instagram) e registrou que o PSL supera com folga as demais siglas. O segundo e o terceiro colocado, por exemplo, são PSOL (9,9%) e PT (9,7%).

+ Ciro critica improviso e 'vassalagem' do Brasil aos EUA sob Bolsonaro

Para medir o engajamento, a pesquisa contabilizou curtidas, comentários e compartilhamentos nas três redes. No período, foram 203,8 milhões de integrações nas páginas dos parlamentares analisados.

Assim como o presidente Bolsonaro, o PSL tem um grande número de deputados que têm forte presença digital e que usam frequentemente as redes sociais.

Nessa linha, os parlamentares mais influentes nas redes são do PSL ou alinhados ao presidente da República.

Joice Hasselmann (PSL-SP), deputada líder do governo no Congresso, foi a congressista mais influente nas redes sociais, de acordo com a sondagem da FSB. Ela é seguida por Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República.

O terceiro colocado, Sargento Fahur (PSD-PR), embora não seja do partido de Bolsonaro, é um forte defensor do mandatário. Mesmo os postos subsequentes são ocupados por parlamentares ligados a Bolsonaro ou a movimentos de direita.

O quarto mais influente é Kim Kataguiri (DEM-SP), fundador do MBL (Movimento Brasil Livre), seguido por Marco Feliciano (Pode-SP), Carla Zambelli (PSL-SP) e pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

A oposicionista mais bem colocada na lista é Jandira Feghali (PC do B-RJ), que aparece na nona colocação. Depois dela, surge a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR).

O alcance dos conteúdos e o engajamento dos usuários não estão relacionados com o número de publicações realizadas, indica o estudo. No total, foram os parlamentares do PT os que mais postaram nas redes sociais no período abarcado pela pesquisa (142,3 mil conteúdos). Depois deles, as legendas que mais conteúdos difundiram foram PSL e Podemos.

O instituto que realizou o estudo pertence à FSB Comunicação, agência que tem contratos com órgãos públicos, entre eles o governo federal.

A pesquisa mostra que os parlamentares têm forte presença digital. Na atual legislatura, todos os 513 deputados e 81 senadores possuem conta em ao menos uma das três redes sociais analisadas. A principal delas é o Facebook, universo em que todos os deputados e senadores estão presentes.

Para elaborar o ranking de parlamentares mais influentes, a FSbinfluênciaCongresso levou em consideração critérios como o número de seguidores e de publicações, assim como o alcance dos conteúdos e sua interação com os usuários.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula