Sobe o número de câncer de mama em mulheres com menos de 30 anos

Cerca de 60 mil brasileiras são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos

© Mamografia: exame é essencial para a saúde da mulher

Lifestyle Alerta 17/04/19 POR Notícias Ao Minuto

A incidência de câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos, subiu e está entre 4% e 5% dos casos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Historicamente, apenas 2% dos casos eram registrados em mulheres mais jovens.

PUB

A doença é mais comum em mulheres com mais de 50 anos e, cerca de 60 mil brasileiras são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos.

Ainda segundo a SBM, hábitos como a má alimentação, gestação tardia e menor número de filhos pode influenciar para que os tumores apareçam mais cedo. O índice subiu em diversos países em desenvolvimento.

Recentemente o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) divulgaram uma nota esclarecendo sobre a mamografia. A atitude foi adotada após um vídeo com informações falsas circular na internet.

"Citação de absurdos como “uma biópsia leva a desenvolver câncer” foge à compreensão de qualquer médico com o mínimo de conhecimento na área oncológica", diz um trecho da publicação.

De acordo com a médica radiologista da clínica Imax, Cristiane Spadoni, a melhor forma de se prevenir da doença é realizando os exames preventivos. “Enquanto mais cedo o câncer é descoberto maior são as chances de cura e menos agressivo é o tratamento”, alertou.

A mamografia é indicada anualmente, para mulheres com mais de 40 anos. “As mais jovens, podem realizar a ultrassom na mamas, que também é capaz de identificar alguma irregularidade. O ideal é sempre consultar a sua ginecologista, que vai avaliar o histórico familiar e possíveis sintomas. Se necessário, pode ser solicitado uma mamografia precoce”, explicou Cristiane.

O exame mais indicado é a tomossíntese, já que é uma evolução tecnológica da mamografia. “A técnica facilita a avaliação das características benignas ou malignas das mamas, torna a indicação de biópsias mais precisa, reduz a necessidade de exames complementares e têm baixas doses de radiação”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula