As estrelas da música que foram acusadas de plágio

Ed Sheeran, Shakira e Travis Scott enfrentam processos na justiça

As estrelas da música que foram acusadas de plágio

A violação de direitos autorais na indústria da música é uma questão polêmica. Enquanto algumas canções acidentalmente soam como outras, muitos dos hits que conhecemos realmente usaram samples ou riffs de sucessos de outros artistas sem atribuir os devidos créditos. Por conta disso, várias brigas entre músicos foram parar nos tribunais.

Na galeria, relembre as estrelas que foram acusadas de plágio.

© Getty Images

Travis Scott - 'No Bystanders'

A mais recente polêmica envolvendo plágio gira em torno de Travis Scott, o namorado da bilionária Kylie Jenner. O DJ Paul, que faz parte do Three 6 Mafia, entrou com uma ação na justiça contra Travis Scott alegando que a música 'Astroworld' tem trecho copiado da canção 'Tear Da Club Up', do grupo de hip hop. DJ Paul está pedindo 20 milhões em danos.

© Getty Images

Shakira - 'La Bicicleta'

Outro caso recente envolve Shakira, que foi clicada comparecendo ao tribunal por plagiar o hit 'La Bicicleta', no dia 27 de março de 2019 em Madri, na Espanha. A diva latina e o parceiro Carlos Vives negaram as acusações de que a letra, ritmo e melodia da música tenham sido copiadas de 'Yo Te Quiero Tanto', do produtor e cantor cubano Livan Rafael Castellanos.

© Getty Images

Shakira - 'Loca'

Não é a primeira vez que Shakira se envolve judicialmente por acusações do gênero. Pelo hit 'Loca', a artista foi processada por se apropriar de 'Loca con su Tiguere', música do autor Ramon Arias Vasquez. Curiosamente, ela chegou a ser declarada culpada em 2014, mas no ano seguinte foi inocentada após compositor apresentar provas falsas. Bizarro, hein? 

© Getty Images

Ed Sheeran - 'Thinking Out Loud'

Sheeran foi processado duas vezes. As ações judiciais mencionavam que o astro britânico copiou partes de 'Let's Get It On', de Marvin Gaye, para o hit 'Thinking Out Loud'. Ed Townsend, coautor da música com Gaye, está por trás de um dos processos. Um juiz dos EUA inclusive concordou que existem 'semelhanças substanciais'.

© Getty Images

Juice WRLD - 'Lucid Dreams'

Sting ameaçou processar Juice WRLD por plagiar riff de guitarra de 'Shape of My Heart', música lançada em 1993, em 'Lucid Dreams', do rapper, mesmo com o ex-vocalista do The Police já recebendo 85% dos royalties.

© Getty Images

Nicki Minaj - 'Sorry'

Tracy Chapman entrou com ação contra Nicki Minaj por usar um trecho de sua música 'Baby Can I Hold You' em 'Sorry', hit da rapper. Chapman afirma que Minaj pediu permissão para usar partes de sua canção várias vezes depois que a faixa já havia sido gravada, mas ela não havia autorizado.

© Getty Images

Daft Punk e The Weeknd - 'Starboy'

A cantora Yasminah processou o duo Daft Punk e The Weeknd por pelo menos 5 milhões de dólares, alegando que  material de sua canção 'Hooyo', de 2009, foi usado no hit 'Starboy'.

© Getty Images

Childish Gambino - 'This is America'

O artista foi acusado de que seu hit foi uma imitação de 'American Pharaoh', de Jase Harley. Apesar dos rumores, Harley  fez postagem no Instagram dizendo que se sentia humildemente envaidecido pelo reconhecimento e inspiração na grandiosa canção.

© Getty Images

Miley Cyrus - 'We Can't Stop'

Em março de 2018, o músico jamaicano Flourgon entrou com uma ação contra Miley Cyrus, afirmando que 'We Can't Stop' era 'substancialmente similar' à sua canção 'We Run Things', de 1998.

© Getty Images

Ed Sheeran, Faith Hill & Tim McGraw - 'The Rest of Our Life'

A cantora country Jasmine Rae processou Sheeran, dizendo que a música que ele escreveu para Hill e McGraw era quase uma cópia de sua canção 'When I Found You'.

© Getty Images

Meghan Trainor - 'All About That Bass'

O grande sucesso da cantora americana foi supostamente retirado da música 'Happy Mode', da banda de k-pop Koyote, segundo afirma um dos compositores.

© Getty Images

The Beatles - 'Come Together'

O quarteto de Liverpool também foi acusado de plágio. Em 1973, Chuck Berry afirmou que o hit dos Beatles tinha a mesma base e melodia de 'You Can't Catch Me'.

© Getty Images

Rod Stewart - 'Do Ya Think I'm Sexy?'

Aparentemente, o astro pop teria pescado referências na música 'Taj Mahal', lançada em 1976 pelo brasileiro Jorge Ben Jor. Os dois chegaram a um acordo com o britânico concordando em doar parte do dinheiro para a caridade.

© Getty Images

Radiohead - 'Creep'

O hino do Radiohead foi a razão pela qual a banda acabou na justiça depois de ter sido processada pelo Hollies. O grupo afirmou que 'Creep' era muito parecida com 'The Air I Breathe', de 1973. Tom Yorke acabou admitindo que foi 'inspirado' pela canção e todos concordaram em  compartilhar os royalties.

© Getty Images

Lana Del Rey - 'Get Free'

A novela 'Creep' não parou por aí. Em 2017, o Radiohead acusou que trecho de 'Get Free', de Lana Del Rey, foi plágio do hit deles de 1993. Thom York e companhia exigiram créditos no sucesso da estrela indie.

© Getty Images

Robin Thicke - 'Blurred Lines'

O hit foi alvo de várias acusações, mas a principal talvez tenha sido da família de Marvin Gaye, que processou Robin Thicke e Pharrell Williams por violação de direitos autorais. Eles afirmaram que 'Blurred Lines' era muito parecida com 'Got to Give It Up', canção do saudoso cantor.

© Getty Images

Jet - 'Are You Gonna Be My Girl'

Muitos fãs de Iggy Pop acusaram o Jet de plagiar a música de 'Lust for Life', de 1977. O grupo de rock negou ter copiado o hit do icônico cantor americano.

© Getty Images

David Guetta - 'Play Hard'

O DJ e produtor foi acusado de plágio por sample descarado de 'Better Off Alone', sucesso de 2000 da artista holandesa Alice DeeJay.

© Getty Images

Jay-Z - 'Big Pimpin'

O rapper também já foi alvo de várias acusações de plágio e uma delas foi por causa de 'Big Pimpin', que teria tido 'Khosara Khosara', do egípcio Baligh Hamdi, como grande 'inspiração'.

© Getty Images

Bruno Mars - 'Treasure'

Em 2012, o músico Breakbot criticou Bruno Mars, alegando que o hit 'Treasure' era muito semelhante à sua canção 'Baby I'm Yours'.

© Getty Images

Oasis - 'Whatever'

O músico Neil Innes reivindicou que o hit do Oasis, 'Whatever', era parecido com 'How Sweet To Be An Idiot'. Após ação judicial, Innes e a banda entraram em acordo e o primeiro recebeu crédito de coautoria.

© Getty Images

Simple Plan - 'Your Love Is a Lie'

O Simple Plan é um grande fã do Green Day... Há quem diga que até demais. As pessoas foram rápidas em apontar que 'Your Love Is a Lie', música de 2007 do grupo, era muito parecida com 'Boulevard of Broken Dreams', do Green Day.

© Getty Images

Katy Perry - 'Roar'

Rolou uma polêmica pesada se Katy Perry teria copiado melodia de 'Brave', de Sara Bareilles. A confusão chegou ao fim quando Bareilles entrou em cena e disse que elas eram amigas e não havia razão para estresse.

© Getty Images

Led Zeppelin - 'Stairway to Heaven'

Depois de muitos anos, o Led Zeppelin foi acusado de 'roubar' introdução de 'Taurus' para o hino 'Stairway to Heaven'. O guitarrista Jimmy Page classificou as acusações de 'ridículas'.

© Getty Images

Led Zeppelin - 'Whole Lotta Love'

No hit de 1969, os roqueiros samplearam trecho de 'You Need Love', de Muddy Waters, mas não deram crédito ao compositor Willie Dixon, que ficou furioso e acabou processando o Zeppelin.

© Getty Images

Coldplay - 'Viva La Vida'

A música vencedora do Grammy rendeu elogios, mas também problemas ao Coldplay. O grupo teve que resolver com Joe Satriani na justiça o fato de ter usado 'partes originais substanciais' de 'If I Could Fly', canção do guitarrista.

© Getty Images

Avril Lavigne - 'Girlfriend'

A cantora canadense foi acusada de pegar emprestado referências de 'I Wanna Be Your Boyfriend', canção do The Rubinoos, grupo pop dos anos 70.

© Getty Images

One Direction - 'Live While We're Young'

Os críticos de música desaprovaram o hit do One Direction por semelhanças com o icônico riff de 'Should I Stay or Should I Go', lançada em 1982 pelo The Clash.

© Getty Images

The Doors - 'Hello, I Love You'

A banda lendária The Doors teve que pagar royalties para o The Kinks por copiar riff de 'All Day e All of the Night' em 'Hello, I Love You'.

© Getty Images

Nirvana - 'Come As You Are'

Kurt Cobain teria ficado nervoso após compararem o clássico do Nirvana com 'Eighties', do grupo Killing Joke. Este último optou por não processar.

© BrunoPress

Katy Perry - 'Dark Horse'

O grupo de rap Flame, junto com o rapper Lecrae e John Reilly, entraram com uma ação contra Katy Perry, afirmando que ela havia plagiado o rap cristão 'Joyful Noise'.

© Getty Images

The Beach Boys - 'Surfin' U.S.A.'

Chuck Berry pode ter sido um dos artistas mais plagiados de todos os tempos. O Beach Boys se inspirou em 'Sweet Little Sixteen', do cantor, para criar 'Surfin' U.S.A.' O empresário do grupo até deu crédito de autoria na canção para evitar um processo.

© Getty Images

Jay-Z & Kanye West com participação de Frank Ocean - 'Made in America'

O trio de artistas foi acusado de plagiar 'Made in America', faixa de Joel McDonald, mas eles acabaram vencendo o caso em 2016.

© Getty Images

Eminem - 'Rap God'

Eminem e MC Raymond Jones, do grupo Hot Stylz, supostamente chegaram a um acordo depois que Jones afirmou que o rapper usou um sample de 25 segundos de uma de suas canções em 'Rap God'.

© Getty Images

Jay-Z & Beyoncé - 'Drunk in Love'

A cantora húngara Mitsou processou o casal em 2014, alegando que eles haviam plagiado os vocais de sua música 'Bajba, Bajba Pelem'. O caso foi para os tribunais e Mitsou perdeu.

Leia também: Essas celebridades foram alvos de processos bizarros!

© Getty Images

Cultura Direitos 27/04/19 POR Notícias Ao Minuto


A violação de direitos autorais na indústria da música é uma questão polêmica. Enquanto algumas canções acidentalmente soam como outras, muitos dos hits que conhecemos realmente usaram samples ou riffs de sucessos de outros artistas sem atribuir os devidos créditos. Por conta disso, várias brigas entre músicos foram parar nos tribunais.

PUB

Na galeria, relembre as estrelas que foram acusadas de plágio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 23 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama SAMARA-FELIPPO Há 19 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 18 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 22 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos

esporte Campeonato Brasileiro Há 21 Horas

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 17 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?