4 dicas para evitar o surgimento de acne no outono e inverno

Em contrapartida ao verão, quando as espinhas e cravos surgem principalmente devido ao excesso de oleosidade no tecido, acne no outono e inverno é geralmente causada pelo ressecamento da pele. Dermatologista explica quais são os cuidados necessários para prevenir o aparecimento da condição

© DR

Lifestyle Cuidados 23/05/19 POR Notícias Ao Minuto

Durante o verão, o surgimento de cravos e espinhas é, para muitos, algo inevitável, devido ao excesso de oleosidade na pele comum durante esta época. Porém, engana-se quem acredita que com a chegada das estações frias os problemas com acne acabam. Na verdade, como os produtos de acne ressecam o tecido e o clima frio tende a deixar a pele com mais secura, a acne pode ser ainda pior. “O ar frio contém menos umidade, o que torna a pele naturalmente mais seca. Com isso e o excesso de limpeza e produtos com ação secativa, as glândulas sebáceas passam a produzir uma quantidade maior de sebo na tentativa de hidratar o tecido, o que resulta em poros entupidos e, consequentemente, cravos e espinhas”, explica a dermatologista Dra Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Porém, é possível evitar esse problema através de alguns cuidados básicos que a especialista apontou abaixo.

PUB

Confira:

- Para de tocar seu rosto. Nossas mãos passam o dia todo em contato com sujidades que podem ser transferidas para o rosto quando o tocamos, falicitando o surgimento de acne. Além disso, as mãos também produzem oleosidade, que também pode ser transferida para o rosto, agravando o quadro acneico. Então é melhor evitar tocar a face com muita frequência. “E a dica deve ser seguida à risca principalmente por aqueles que são viciados em usar cremes para as mãos durante o inverno. Isso por que estes produtos são formulados com uma grande quantidade de óleos e ingredientes oclusivos que podem ser carregados para o seu rosto e fazer com que as espinhas e cravos apareçam”, destaca a dermatologista.

- Cuidado com banhos quentes. As pessoas tendem a acreditar que toda a acne é causada por falta de higienização ou excesso de oleosidade da pele. Porém, grande parte dos casos ocorrem devido ao ressecamento do tecido. E um dos grandes causadores do ressecamento da pele são os banhos quentes. “Isso por que a água quente remove alguns dos óleos naturais que tem como função formar uma barreira sobre a pele e proteger o tecido cutâneo. Consequentemente, a pele torna-se seca e mais suscetível às agressões externas, além de sofrer um efeito rebote, promovendo o aumento da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, o que favorece o aparecimento de cravos e espinhas”, completa a Dra. Valéria.

- Atente-se à hidratação da pele. No inverno, a hidratação do tecido é ainda mais importante, pois a maioria das pessoas experimenta pele seca ou escamosa em climas mais frios. Porém, no lugar de usar o creme mais pesado possível, procure utilizar diferentes produtos, como séruns e loções, para fornecer barreiras de proteção para as diversas camadas da pele. “Além disso, é importante ficar de olho na composição de seu hidratante. É fundamental que o produto que você está usando contenha ativos umectantes, que são ingredientes que atraem água para a pele. Por isso, procure por hidratantes formulados com substâncias como glicerina, ácido hialurônico, alantoína, propilenoglicol, sorbitol ácido glicólico e láctico”, recomenda a médica

- Inclua produtos para acne na sua rotina de beleza da estação. O fato de o clima frio promover o ressecamento de sua pele não quer dizer que você não deve usar produtos específicos para acne. Afinal, existem cosméticos para o tratamento da condição que não são formulados com agentes secantes como álcool ou peróxido de benzoíla. “Uma boa dica, por exemplo, é utilizar produtos à base de ácido salicílico, que são ótimos para acalmar a pele acneica sem secá-la excessivamente. Mas o mais importante é a hidratação posterior em séruns ou gel. E lembre-se de consultar um dermatologista. Apenas ele poderá realizar uma avaliação de sua condição e indicar o melhor tratamento dependendo da causa do seu problema”, finaliza a Dra. Valéria Marcondes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Titanic Há 23 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 22 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes