Mergulhe nessas incríveis atrações submersas!

Apesar dos oceanos terem sido poucos explorados, o homem também deixou sua marca nas suas profundezas

Mergulhe nessas incríveis atrações submersas!

Mais de 70% da área total da Terra é coberta por água. Curiosamente, apenas 5% da vastidão dos oceanos foi explorada pelo homem. No entanto, nesses ecossistemas biodiversos os organismos vivos não são os únicos sinais de vida encontrados debaixo d'água. A humanidade também deixou sua marca nas profundezas, pontuando-as com belos e trágicos lembretes de nossa existência.

De ruínas de naufrágios, passando por  estátuas e até museus subaquáticos,  confira na galeria as atrações submersas mais impressionantes do mundo!

© Shutterstock

Monumento Yonaguni, Japão

Localizada ao longo da costa de Yonaguni, ao sul das ilhas Ryukyu, esta formação tem sido alvo de muitas especulações. (Foto: Wikimedia/CC BY 2.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Monumento Yonaguni, Japão

Descobertos em 1986, alguns afirmam que a formação foi obra humana, enquanto outros argumentam que é natural que as constituições de arenito nas áreas tectônicas desenvolvam essa forma. O que você acha? (Foto: Wikimedia/CC BY 2.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Cristo do Abismo, Itália

A estátua de bronze submersa de Jesus Cristo, feita por Guido Galletti, está alojada no Mar Mediterrâneo, perto de San Fruttuoso. Mas a "família" da estátua cresceu desde que foi originalmente colocada em 1954.

© Shutterstock

Outras imagens religiosas

Vários outros modelos foram encontrados em diferentes partes dos oceanos do mundo. A segunda estátua de bronze foi submersa na costa de Granada, em 1961, enquanto uma terceira, foi descoberta em 1965, nos Estados Unidos ao longo da costa de Key Largo, na Flórida (EUA).

© Shutterstock

Ithaa, Maldivas

Localizado a cinco metros abaixo do nível do mar, este é o primeiro restaurante subaquático com estrutura de vidro do mundo. (Foto: Wikimedia/CC BY-SA 2.5)

© Wikimedia/Creative Commons

Ithaa, Maldivas

O espaço gastronômico faz parte do resort Conrad Rangali Maldives Island e oferece vistas panorâmicas que permitem aos clientes jantarem, enquanto os peixes nadam à sua volta. Incrível, né? (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Museu Subaquático de Cancún, México

Conhecido como MUSA, o lugar foi inaugurado em 2010 em um esforço para salvar os recifes de corais da área. Tornou-se um destino alternativo de mergulho. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Museu Subaquático de Cancún, México

O museu tem cerca de 500 peças de arte, a maioria do escultor britânico Jason deCaires Taylor, mas também inclui obras de artistas mexicanos. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Destroços de Sweepstakes, Canadá

Localizada no Lago Huron, em Ontário, essa embarcação canadense, chamada Sweepstakes, afundou em setembro de 1885.

© Shutterstock

Destroços de Sweepstakes, Canadá

Este é um dos vários navios que afundou na região de Great Lakes, a maioria dos quais permanece inacessível. O Sweepstakes pode ser visitado por mergulhadores.

© Shutterstock

Atol de Bikini, Ilhas Marshall

No local, foram registrados 23 testes nucleares entre os anos de 1946 e 1958. A pequena ilha só foi aberta ao público em 1996, após ser considerada  livre dos perigos da radiação.

© Reuters

Atol de Bikini, Ilhas Marshall

Os curiosos interessados em conferir de perto os famosos naufrágios pós-Segunda Guerra Mundial até podem fazê-lo, mas é preciso solicitar antecipadamente as permissões.

© Getty Images

Parque Arqueológico de Baia, Itália

Baia serviu como uma cidade recreativa para as elites romanas, incluindo figuras como Nero, Cícero e César. Até o século VIII, o lugar era uma versão romana de Las Vegas. (Foto: Wikimedia/CC BY 2.5)

© Wikimedia/Creative Commons

Parque Arqueológico de Baia, Itália

Mas a cidade foi saqueada pelos sarracenos no século VIII e, por volta de 1500, o local estava em ruínas. Devido à atividade vulcânica na área, que fez com que os níveis de água subissem, as ruínas estão agora submersas. Autoridades locais abriram o lugar para atividades de mergulho em 2007.

© Shutterstock

Lagoa Chuuk, Micronésia

Antes conhecida como Lagoa Truk, esse é um destino imperdível para os entusiastas de lendário naufrágio. Principal base do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, o espaço abrigou a frota do país durante o conflito, cujos esqueletos podem ser vistos espalhados pelo fundo.

© Shutterstock

Lagoa Chuuk, Micronésia

Esse cenário é resultado de um ataque dos Estados Unidos em fevereiro de 1944, conhecido como Operação Hailstone, que transformou a lagoa em "o maior cemitério de navios do mundo", segundo o The New York Times.

© Shutterstock

Neptune Memorial Reef, Estados Unidos

Guardado por leões esculpidos, os restos de entes queridos podem ser depositados nesta 'cidade' subaquática. (Foto: Flickr/CC BY-SA 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Neptune Memorial Reef, Estados Unidos

Situado a 5,2 km da costa de Key Biscayne, na Flórida, o recife artificial funciona como um cemitério submarino. (Foto: Flickr/CC BY-SA 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Dos Ojos, México

De nome oficial Sistema Dos Ojos, este paradisíaco local de mergulho em Tulum, na Península de Yucatán, abriga a mais profunda passagem de uma enseada submarina a 118 metros, de acordo com o site cenotesmexico.org.

© Shutterstock

Dos Ojos, México

Esse incrível complexo de cavernas subaquáticas foi apresentado no curta-metragem 'Journey Into Amazing Caves' (2001) e na série 'Planet Earth' da BBC / Discovery Channel (2006).

© Shutterstock

Parque Subaquático Molinere, Granada

Assim como o Museu Subaquático de Cancún, este parque também apresenta esculturas do artista britânico Jason deCaires Taylor.

© Shutterstock

Molinere Underwater Sculpture Park, Granada

Situado na costa oeste de Granada, este projeto ecológico foi destinado a criar novos locais para que os corais e outras espécies marinhas cresçam em esforços para conservar os recifes locais.

© Shutterstock

Weeki Wachee Mermaid Show, EUA

Por seis décadas, as sereias de Weeki Wachee vêm realizando proezas subaquáticas para entreter visitantes curiosos. (Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Weeki Wachee Mermaid Show, Estados Unidos

O show acontece mensalmente no Weeki Wachee Springs State Park, que fica no Condado de Hernando, no norte da Flórida. (Foto: Flickr/CC BY-NC 2.0)

© Flickr/Creative Commons

O Lago Verde, Áustria

Situado em uma vila chamada Tragöß, o lago funciona como um parque regular no outono e é atração de mergulho na primavera.

© Shutterstock

O Lago Verde, Áustria

Isso ocorre porque o parque se enche de neve a partir do entorno à medida que as temperaturas sobem com a mudança das estações. (Foto: Flickr/CC BY-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Fissura Silfra, Islândia

Os mergulhadores que desejem nadar entre duas placas continentais podem fazê-lo no lago Þingvallavatn, localizdo no Parque Nacional Þingvellir.

© Shutterstock

Fissura Silfra, Islândia

Essa fenda, que está se ampliando cerca de dois centímetros por ano, marca o local onde as placas euroasiática e norte-americana se encontram.

© Shutterstock

Estátua Amphitrite, Ilhas Cayman

Posicionada a quase 17 metros abaixo da superfície da água, esta estátua de sereia é do escultor e mergulhador canadense Simon Morris.

© Shutterstock

Estátua Amphitrite, Ilhas Cayman

O monumento, que leva o nome da esposa de Poseidon na mitologia grega, tem 2,7 metros e pesa cerca de 270 kg.(Foto: Flickr/CC BY-NC 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Lifestyle tesouros subaquáticos 20/05/19 POR Notícias Ao Minuto


Mais de 70% da área total da Terra é coberta por água. No entanto, o homem também deixou sua marca nas profundezas dos oceanos. De destroços de naufrágios, passando por museus subaquáticos a estátuas e outros monumentos, verdadeiros tesouros estão espalhados por todo o planeta. Na galeria a seguir, descubra atrações subaquáticas maravilhosas e curiosas!

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula