Conheça os países onde o casamento gay é legalizado

Taiwan é a primeira nação da Ásia a regulamentar a união entre pessoas do mesmo sexo

Conheça os países onde o casamento gay é legalizado

Taiwan tornou-se o primeiro país da Ásia a reconhecer a união civil entre pessoas do mesmo sexo. A legalização  do casamento gay nesta nação foi aprovada em 17 de maio, data em que marca o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Mas quais são os outros países em que é regulamentado o matrimônio entre homossexuais?

Aliás, você sabe qual foi o primeiro do mundo a garantir esse direito aos casais homoafetivos?

Na galeria, veja a lista completa (excluindo aqueles lugares que ainda estão no limbo legal e casos em que as novas leis ainda não entraram em vigor).

© Shutterstock

Taiwan

Taiwan tornou-se o primeiro país asiático a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo após votação parlamentar em 17 de maio de 2019. Essa conquista para a comunidade LGBT no país se tornou ainda mais simbólica porque a votação ocorreu no Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

© Shutterstock

Áustria

Após uma decisão do tribunal superior, que não foi contestada pelo parlamento, o casamento gay tornou-se legal na Áustria em 1º de janeiro de 2019.

© Shutterstock

Austrália

Em dezembro de 2017, o parlamento aprovou lei que permitia a união civil entre homossexuais. Três semanas antes, a maioria dos australianos havia votado a favor da legalização do casamento gay em um plebiscito postal.

© Shutterstock

Alemanha

Em junho de 2017, o parlamento votou 393-226 a favor da legalização da união entre pessoas do mesmo sexo. Em outubro desse ano, o casamento gay era legal no país.

© Shutterstock

Malta

O parlamento do país votou, quase por unanimidade, a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo em julho de 2017. A decisão entrou em vigor em setembro.

© Shutterstock

Finlândia

Enquanto um projeto de lei reconhecendo  o casamento gay no país foi aprovado no final de 2014, o decreto só entrou em vigor em 1º de março de 2017.

© Shutterstock

Colômbia

Em abril de 2016, a Corte Constitucional da Colômbia aprovou a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

© Shutterstock

Groenlândia

Sendo um território autônomo da Dinamarca, a Groenlândia não estava sujeita à decisão do primeiro em 2012 de legalizar o casamento gay. Em vez disso, legisladores na Groenlândia aprovaram um projeto de lei em maio de 2015 e só em abril de 2016 a união entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor.

© Shutterstock

Estados Unidos

Em junho de 2015, o Supremo Tribunal dos EUA aprovou a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

© Shutterstock

Irlanda

A Irlanda foi o primeiro país a legalizar o casamento gay por meio de um referendo popular, realizado em maio de 2015.

© Shutterstock

Luxemburgo

A união civil entre pessoas do mesmo sexo em Luxemburgo é reconhecida desde 1º de janeiro de 2015, após aprovação no Parlamento de projeto de lei que também autorizava casais gays  adotarem crianças.

© Shutterstock

Escócia

Casais homossexuais tiveram o direito de oficializar união na Escócia a partir de dezembro de 2014, após votação parlamentar feita em fevereiro de 2014.

© Shutterstock

Nova Zelândia

Após a aprovação parlamentar em abril de 2013, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país da região Ásia-Pacífico a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão entrou em vigor em agosto do mesmo ano.

© Shutterstock

Inglaterra e País de Gales

O casamento gay entrou em vigor na Inglaterra e no País de Gales em março de 2014. Essa vitória parlamentar em julho de 2013 não se aplica à Escócia semiautônoma e à Irlanda do Norte.

© Shutterstock

Brasil

Em 14 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Resolução 175, que garantiu aos casais homoafetivos o direito de se casarem no civil.

© Shutterstock

França

Em maio de 2013, a mais alta corte na França determinou que um projeto de lei aprovado pela Assembleia Nacional e pelo Senado, mas contestado pelo UMP (o partido da oposição conservador), era, de fato, constitucional. O regulamento também deu aos casais do mesmo sexo o direito de adotarem crianças.

© Shutterstock

Uruguai

Casais do mesmo sexo podem oficializar união no Uruguai desde agosto de 2013, depois que o Senado e o Congresso do país aprovaram um projeto de lei para essa finalidade vários meses antes.

© Shutterstock

Dinamarca

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal na Dinamarca desde junho de 2012, após aprovações parlamentar e real.

© Shutterstock

Argentina

Em julho de 2010, a Argentina se tornou o primeiro país latino-americano a legalizar o casamento gay. A aprovação da lei também concedeu aos casais do mesmo sexo o direito de adotarem crianças.

© Shutterstock

Portugal

A união entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor em Portugal em junho de 2010. 

© Shutterstock

Islândia

O casamento gay é legal na Islândia desde junho de 2010.

© Shutterstock

Suécia

Na Suécia, casais homoafetivos adquiriram o direito de oficializar união a partir de maio de 2009.

© Shutterstock

Noruega

A Noruega foi o primeiro país escandinavo a autorizar a união entre pessoas do mesmo sexo. Aprovado no parlamento em junho de 2008, o casamento gay tornou-se oficialmente legal em 1º de janeiro de 2009.

© Shutterstock

África do Sul

A África do Sul foi o primeiro e ainda é o único país africano a legalizar união entre pessoas do mesmo sexo. Homossexuais podem se casar no país desde novembro de 2006, graças a um processo que envolveu os altos tribunais e o parlamento.

© Shutterstock

Canadá

O Canadá se tornou o primeiro país da América do Norte a legalizar o casamento gay. Entrou em vigor em julho de 2005, por meio de votação parlamentar.

© Shutterstock

Espanha

A união entre pessoas do mesmo sexo é legal na Espanha desde a aprovação do Parlamento em junho de 2005. A lei entrou em vigor no mês seguinte.

© Shutterstock

Bélgica

O casamento gay entrou em vigor na Bélgica em junho de 2003, após uma votação parlamentar bem-sucedida vários meses antes.

© Shutterstock

Holanda

Em dezembro de 2000, a Holanda tornou-se o primeiro país europeu e a primeira nação do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão parlamentar entrou oficialmente em vigor em abril de 2001, permitindo também o direito de adoção de crianças por casais homossexuais.

Leia também: 82 atletas brasileiros e internacionais que se assumiram LGBT

© Shutterstock

Mundo direitos 24/05/19 POR Notícias Ao Minuto


Taiwan tornou-se o primeiro país da Ásia a reconhecer a união civil entre pessoas do mesmo sexo. A legalização do casamento gay nesta nação foi aprovada em 17 de maio, data em que marca o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Mas quais são os outros países em que é regulamentado o matrimônio entre homossexuais?

PUB

Aliás, você sabe qual foi o primeiro do mundo a garantir esse direito aos casais homoafetivos?

Na galeria, veja a lista completa (excluindo aqueles lugares que ainda estão no limbo legal e casos em que as novas leis ainda não entraram em vigor).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 17 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 15 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 8 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 15 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 17 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 16 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte Óbito Há 8 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

esporte São Paulo FC Há 17 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 14 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada