Com muita fome? Esses são os alimentos mais (e menos) viciantes!

Alguns tipos de comidas podem causar dependência nas pessoas, afirma estudo de universidade americana

Com muita fome? Esses são os alimentos mais (e menos) viciantes!

Uma parcela cada vez maior de pessoas está se tornando viciada em comida - e muitas delas nem se dão conta disso. A partir do estudo Escala de Dependência Alimentar de Yale, pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) analisaram o comportamento de 518 pessoas, pedindo-lhes que classificassem 35 alimentos problemáticos para eles em uma escala de 1 (não viciante) a 7 (extremamente viciante).

O resultado detectou que um total de 92% dos participantes apresentaram uma conduta dependente a certas iguarias.

Na galeria, saiba quais os alimentos mais e menos viciantes, segundo lista divulgada pelo Healthline.

© Shutterstock

As comidas mais viciantes

Você verá uma característica em comum nos 17 alimentos a seguir. No geral, essas iguarias são ricas em açúcar, gordura ou ambos (e ainda são terrivelmente deliciosos)!

© Shutterstock

17. Carne

Quem diria que aquele desejo incontrolável por um pedaço de carne pode ser cientificamente comprovado! Um comportamento alimentar viciante é mais do que apenas uma vontade insaciável ou falta de força de vontade.

© Shutterstock

16. Balas, chicletes e jujubas

Comer compulsivamente é muitas vezes ligado a alimentos processados, como essas guloseimas, que são ricas em açúcar e/ou gordura.

© Shutterstock

15. Cereais

Mas os alimentos como os cereais são tão bons e parecem saudáveis, certo? Infelizmente, eles são processados e freqüentemente projetados para serem 'hiperpalatáveis', fazendo suas papilas gustativas salivarem de alegria. Sim, mesmo as versões integrais não são recomendáveis!

© Shutterstock

14. Pipoca amanteigada

Gordura, salgado e enganadoramente leve, a pipoca é difícil de parar de comer, especialmente na frente da TV, né?

© Shutterstock

13. Pãezinhos

Alimentos viciantes também contêm altas quantidades de calorias e causam grandes desequilíbrios de açúcar no sangue, o que pode resultar naquela gula por carboidratos.

© Shutterstock

12. Frango frito

Enquanto você pode pensar que esse prato é de dar água na boca, o grande culpado é o seu cérebro por essa vontade viciante de comer.

© Shutterstock

11. Bacon

No cérebro, há uma parte que atua como uma espécie de recompensas que é ativado e começa a liberar dopamina e outros produtos químicos para se sentir bem quando comemos certos alimentos, a exemplo do bacon!

© Shutterstock

10. Queijo

O centro de recompensas do cérebro 'explica' porque a maioria das pessoas gosta de comer e porque algumas procuram comida, como queijo, para ter sensações de prazer.

© Shutterstock

9. Bolo

O sistema de recompensas no cérebro não é de todo ruim, já que garante que comemos alimentos o suficiente para obter toda a energia e nutrientes de que precisamos. No entanto, guloseimas como o bolo podem sabotar essa 'função' do programa.

© Shutterstock

8. Refrigerante

A quantidade de açúcar presente no refrigerante é chocante. Bebidas como essa e fast food liberam grandes níveis de químicos que transmitem essa sensação de satisfação - mas que na verdade é enganosa e viciante.

© Shutterstock

7. Cheeseburger

Um cheeseburger, por exemplo, transmite uma gratificação mais potente no cérebro do que o sanduíche que não é processado. Não custa nada lembrar que o último é mais saudável e lhe fará sentir melhor fisicamente!

© Shutterstock

6. Batatas fritas

Alimentos hiper-recompensadores, como batatas fritas gordurosas e salgadas, fazem com que seu cérebro busque mais outras comidas viciantes para saciar novos desejos.

© Shutterstock

5. Sorvete

Difícil resistir ao pote de sorvete que está no freezer da geladeira, né? Essa é outra guloseima que promete lhe recompensar, mas que lhe deixará preso em um ciclo vicioso de dependência alimentar. Você só conseguirá parar de tomar sorvete quando acabar!

© Shutterstock

4. Cookies

Quem é que consegue comer apenas um biscoito desses?

© Shutterstock

3. Batata chips

A combinação de leveza, crocância e sabor que transmite excitação no paladar só aumentam os índices viciantes da batata chips.

© Shutterstock

2. Chocolate

Com certeza você não é o único chocólatra das redondezas! Mas a boa notícia é que existem maneiras de se desintoxicar desse delicioso vício.

© Shutterstock

1. Pizza

Sem surpresas, a pizza é o grande vilão das comidas mais viciantes, de acordo com a pesquisa da Universidade do Michigan (EUA). A escala de propriedades que causam maior dependência pode variar dependendo do tipo de pizza.

© Shutterstock

Os alimentos menos viciantes

A boa notícia é que há alimentos que não causam dependência. A seguir, conheça as 17 comidas menos viciantes, que têm em comum o fato de serem em sua maioria integrais e não processadas.

© Shutterstock

17. Nozes e castanhas

As nozes naturais, ao contrário das castanhas assadas e salgadas (embora ainda com muita gordura e calorias), são apostas muito mais seguras.

© Shutterstock

16. Ovos

A maioria das pessoas realmente não sente aquele desejo irrefreável de comer ovo, talvez quando ele é frito ou vem combinado com bacon e outros ingredientes processados.

© Shutterstock

15. Peito de frango

Enquanto peito de frango é uma opção saudável e confiável, você provavelmente deve evitar pedir pratos como salada de frango quando for comer fora. Um artigo da Health revelou que uma rede de restaurantes americana serve uma salada de frango com cerca de 1.300 calorias e 84 gramas de gordura!

© Shutterstock

14. Pretzels

Nem todos os carboidratos são terrivelmente viciantes. Graças a Deus!

© Shutterstock

13. Biscoitos cream crackers

Talvez seja o 'acompanhante' do biscoito, tipo um queijo ou um patê, que você deve realmente se preocupar! Apenas o cream cracker sozinho está ok!

© Shutterstock

12. Água

A água faz com que essas substâncias químicas fluam, sem os efeitos negativos da gordura, do açúcar ou do sal (embora também careça de nutrientes que seu corpo precisa).

© Shutterstock

11. Barrinha de granola

Isso, claro, depende se você está mastigando uma barra de granola saudável. Esqueça aquela versão altamente processada e mergulhada em chocolate!

© Shutterstock

10. Morangos

Essa fruta é mais uma aposta certeira e saudável, que você não ficará viciado.

© Shutterstock

9. Milho (sem manteiga nem sal)

Algumas pessoas nem sequer considerariam comer milho sem manteiga ou sal, mas são estes vilões que concentram taxas viciantes. Opte apenas pelo milho.

© Shutterstock

8. Salmão

Este peixe realmente ajuda a liberar hormônios de felicidade mais estáveis que não vão deixar você se sentindo lento ou pesado.

© Shutterstock

7. Bananas

Essa fruta alimenta, tem fibras e ótimos nutrientes. E sabe da melhor? Não vai lhe fazer acordar de madrugada desejando comê-la desesperadamente!

© Shutterstock

6. Brócolis

Se você está focado agora em optar por alimentos menos viciantes, faça o certo e aprenda a escolher as melhores frutas e verduras.

© Shutterstock

5. Arroz integral

O arroz branco tem um maior índice glicêmico, o que significa que aumenta o açúcar no sangue e causa mais desejos do que o arroz integral. Aposte neste último!

© Shutterstock

4. Maçãs

Certamente você comeu uma maçã e ficou satisfeito só com uma, né? Na verdade, as frutas são usadas frequentemente para reduzir os desejos de açúcares menos saudáveis.

© Shutterstock

3. Feijões

Os feijões oferecem uma grande quantidade de proteína e outros nutrientes.

© Shutterstock

2. Cenouras

É bom que as cenouras não sejam tão viciantes quanto a pizza, porque comer muito beta-caroteno pode deixar sua pele amarelada!

© Shutterstock

1. Pepino

Fique frio com o pepino. Esse é o alimento menos viciante da escala de dependência alimentar da pesquisa.

Leia também: Esses alimentos combatem o estresse, a ansiedade e a depressão!

© Shutterstock

Lifestyle Comida 26/05/19 POR Notícias Ao Minuto


Uma parcela cada vez maior de pessoas está se tornando viciada em comida - e muitas delas nem se dão conta disso. A partir do estudo Escala de Dependência Alimentar de Yale, pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) analisaram o comportamento de 518 pessoas, pedindo-lhes que classificassem 35 alimentos problemáticos para eles em uma escala de 1 (não viciante) a 7 (extremamente viciante).

PUB

O resultado detectou que um total de 92% dos participantes apresentaram uma conduta dependente a certas iguarias.

Na galeria, saiba quais os alimentos mais e menos viciantes, segundo lista divulgada pelo Healthline.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula