I.A. faz startup de carros compartilhados zerar fraude

O aplicativo Zazcar está usando um sistema de inteligência artificial

© Divulgação

Tech São Paulo 26/05/19 POR Notícias Ao Minuto

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O uso de inteligência artificial permitiu à Zazcar, de aluguel de carros que ficam espalhados pela cidade a partir de aplicativos, automatizar o cadastro de novos usuários e zerar as fraudes em seu serviço.

PUB

A tecnologia adotada é de outra startup, a idwall. A partir dela, quem quer usar o serviço de aluguel, na hora de se cadastrar, precisa tirar fotos de seu documento, fazer uma "selfie" e informar alguns dados pessoais.

O sistema da startup compara a foto da pessoa no documento com a que ela tirou na hora e analisa bancos de dados públicos, como antecedentes criminais e pontualidade de pagamento em bureaus de crédito, para dar uma nota de risco para cada novo cliente, explica Lincoln Ando, sócio da Idwall.

A partir dessa nota, a ZazCar decide se pode confirmar o cadastro automaticamente ou se serão necessárias mais análises para confirmar a identidade do cliente.Segundo Guilherme Mosaner, presidente-executivo da ZazCar, o desafio para sua empresa é oferecer ao mesmo tempo um cadastro simples, que não faça o cliente desistir no meio por ser muito extenso, e que também dê segurança para a empresa. "Precisamos de um cadastro rápido, ao mesmo tempo em que oferecemos algo de muito valor. Uma fraude dá um prejuízo muito grande, de até R$ 50 mil."

Antes, o cadastro de todos os novos usuários sempre dependia da análise de um profissional da ZazCar que recebia as informações fornecidas pelo cliente. Agora, a maioria deles é feito todo a partir de inteligência artificial. "Tínhamos várias dificuldades para saber se a pessoa era ela mesma sem gastar muito tempo com isso. E às vezes a demanda aumentava muito. No Natal, recebíamos 10 vezes mais cadastros do que o normal", diz.

Mosaner conta que, até antes do uso do novo sistema, havia uma perda de entre 1% e 2% da frota de carros ao ano em razão de furtos realizados com o uso de identidades falsas.

Agora, quase um ano após a implantação do sistema, não foi registrada nenhuma fraude, diz Mosaner. A ZazCar conta com 130 carros, todos na Grande São Paulo.

O texto é do jornalista Felipe Oliveira

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico