Governo venezuelano e oposição voltarão à Noruega para conversas

“Anunciamos que representantes dos principais atores políticos da Venezuela decidiram voltar a Oslo”, afirmou o Ministério de Relações Exteriores do país escandinavo

© Miraflores Palace/Handout via REUTERS

Mundo Política 26/05/19 POR Notícias Ao Minuto

A Noruega informou que representantes do governo venezuelano e da oposição retornarão a Oslo depois de uma rodada preliminar de reuniões sobre como abordar a crise política do país.

PUB

“Anunciamos que representantes dos principais atores políticos da Venezuela decidiram voltar a Oslo, na próxima semana, para continuar o processo facilitado pela Noruega”, afirmou o Ministério de Relações Exteriores do país escandinavo, em um comunicado nesse sábado (25).

“Reiteramos nosso compromisso com o apoio contínuo à busca por uma solução acordada entre as partes na Venezuela.”

A Venezuela vive um agravamento da crise política este ano, depois que o líder de oposição, Juan Guaidó, evocou a Constituição para autoproclamar-se presidente interino, chamando a reeleição do presidente Nicolás Maduro, em 2018, de fraude.

Mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos e muitos membros da União Europeia, agora consideram Guaidó o líder legítimo da Venezuela. 

Maduro, que mantém controle das instituições estatais em meio a um derretimento econômico, hiperinflação e crise humanitária, chama Guaidó de marionete de Washington.

O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu imediatamente ao pedido de um comentário. A equipe de imprensa de Guaidó afirmou que comentaria em breve.

O governista Partido Socialista endossou as conversas, mas simpatizantes da oposição permanecem céticos, argumentando que Maduro já usou o diálogo como tática para enrolar manter o seu poder, enquanto os padrões de vida caem constantemente no país rico em petróleo.

Na semana passada, o parlamentar de oposição Stalin González e dois conselheiros representaram Guaidó, enquanto o ministro da Informação venezuelano, Jorge Rodríguez, e o governador do Estado de Miranda, Héctor Rodríguez, foram a Oslo em nome do governo.

Os dois lados reuniram-se separadamente com mediadores noruegueses, mas não houve conversas cara a cara entre governo e representantes da oposição, disse González à imprensa local.  

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 22 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 19 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 21 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes