Veja dicas para ser fluente mais rápido em uma língua estrangeira!

Esses atalhos vão lhe ajudar na hora de dominar um idioma num piscar de olhos!

Veja dicas para ser fluente mais rápido em uma língua estrangeira!

Muitos de nós sonhamos em ser fluentes em uma língua estrangeira, mas sabemos que o processo de aprendizado pode ser demorado e, às vezes, frustrante. No entanto, há várias dicas e truques eficientes para dominar um idioma com rapidez e que, definitivamente, valem a pena o esforço. Além de ser uma habilidade vantajosa no mercado de trabalho e ser útil para outras oportunidades, não é incrível poder se comunicar com outras pessoas em sua língua nativa?

No entanto, há outra razão para aprender uma língua estrangeira e que pode nos ajudar a tomar melhores decisões. A teoria do MFLE (Moral Foreign-Language Effect) consiste que aqueles que estão falando um idioma, que não é o do seu país, tendem a escolher decisões mais práticas.

Um estudo foi realizado em 2014 pelos psicólogos Sayuri Hayakawa e Boaz Keyser, da Universidade de Chicago, em que um problema - aparentemente difícil de se resolver - foi apresentado para os alunos. Na questão, cinco pessoas estavam se afogando e, para salvá-las, você teria que deixar alguém se afogar.

Os pesquisadores descobriram que indivíduos que não estavam falando em sua língua nativa abordaram o problema de maneira lógica e tenderam a ser mais cuidadosos e calculistas em suas respostas. Aqueles que falavam em sua primeira língua, por outro lado, pareciam estar emocionalmente atrofiados pelo dilema moral.

Os alunos bilíngues disseram que a opção justa era atuar em grupo para que mais pessoas fossem salvas. Ou seja, parece que falar em outro idioma estimulava uma resposta menos emocional e mais pragmática.

Agora, por que isso? Tem sido teorizado que falar em uma língua estrangeira requer mais esforço mental, o que faz com que nossos pensamentos desacelerem. Isso, por sua vez, nos permite tomar decisões de forma assertiva e racional.

Após o estudo inicial, houve pelo menos seis estudos que exploraram o MFLE e tiveram resultados muito semelhantes, de acordo com o Psychology Today.

Embora esses resultados não sejam completamente conclusivos, não faria mal começar a aprender outra língua, certo?

Na galeria, conheça alguns atalhos para ser fluente em uma língua estrangeira de forma mais rápida!

© iStock

Imersão

O mais importante a fazer é mergulhar o máximo possível no universo dessa língua. Se você não pode morar em algum lugar onde o idioma que você escolheu aprender é falado, tente se expressar (sempre que tiver uma oportunidade), ouvir e pensar na língua.

© iStock

100 palavras

Estudos mostram que as 100 palavras mais comuns em qualquer idioma representam 50% da comunicação. Depois de conhecer esses termos, adapte-os para usá-los em conversas.

© iStock

Apps de dicionários

Faça o download de um aplicativo de dicionário no seu telefone para facilitar a pesquisa de vocabulário ao longo do dia.

© iStock

Evite aulas em grupo

Embora normalmente sejam mais econômicas, as aulas em grupo podem ser um processo de aprendizado mais demorado, uma vez que todos aprendem em um ritmo diferente.

© iStock

Aulas particulares

Se possível, opte por aulas individuais, em vez de aulas em grupo. Você receberá instruções personalizadas que o ajudarão a aprender mais rápido e a enfrentar suas dificuldades pessoais com o idioma.

© iStock

Objetividade e foco

Em vez de estudar por longas horas todos os dias, tenha como objetivo estudar intensamente por períodos mais curtos de tempo.

© iStock

Objetividade e foco

A maioria das pessoas nunca se lembra do que aprende nas aulas porque as lições estão espalhadas e não fornecem repetições o suficiente.

© iStock

Repetição

Pode parecer chato, mas a repetição é outra parte fundamental da aprendizagem de uma língua.

© iStock

Sistema de repetição espaçada

Essa metodologia consiste em aumentar lentamente os intervalos entre as sessões de estudo para aproveitar como as informações são armazenadas em nossa memória. O aplicativo Anki aposta nesse método de aprendizagem.

© iStock

Peça ajuda

Não tenha medo de perguntar às pessoas o que uma palavra significa ou como dizer algo. Na maioria das vezes, as pessoas estão muito abertas para ajudar alguém que está claramente se esforçando para aprender sua língua.

© iStock

Motivação

Antes mesmo de começar a aprender uma língua estrangeira, defina suas razões para fazê-lo. Descobrir porque você está investindo seu tempo e energia para aprender um idioma é um lembrete para manter a motivação.

© iStock

Converse com o seu animal de estimação!

Se você tem um animal de estimação, pratique o idioma que você está aprendendo com ele. Mesmo se você não tiver um, não tenha vergonha de falar em voz alta ao longo do dia. Parece estranho, mas funciona, viu?

© iStock

Televisão

Assista a filmes e programas no idioma estrangeiro. Se puder, evite as legendas.

© iStock

Procure um parceiro

Busque se comunicar com nativos da língua em questão ou encontre alguém que também esteja aprendendo o mesmo idioma que você para se manter motivado.

© iStock

Amigos virtuais

Os smartphones agora têm uma variedade de aplicativos dedicados a pessoas que buscam aprender um idioma. Tire a vantagem deles!

© iStock

Conversação

Falar é a chave para aprender um novo idioma. Horas de conversas difíceis e extenuantes é a maneira como você alcança níveis avançados.

© iStock

Ouça

Uma das partes mais importantes da aprendizagem de uma nova língua é ouvir. Quanto mais você se expõe aos sons, mais fácil será para compreender as palavras e reproduzi-las.

© iStock

Padrões de pronúncia

Descubra os padrões de pronúncia e palavra dentro de uma linguagem para maximizar a quantidade de palavras que você pode aprender e lembrar.

© iStock

Vocabulário

Quando você aprender uma nova palavra, repita-a várias vezes e encontre maneiras de incorporá-la às suas conversas. Ou faça um monólogo interno para garantir que essas palavras serão codificadas em sua memória de longo prazo.

© iStock

Fluência x precisão

Ao aprender um novo idioma, é mais importante falar da melhor maneira possível e não se preocupar muito em dizer tudo corretamente ou perfeitamente. Você irá naturalmente melhorar com o tempo e a prática.

© iStock

Maneiras de estudo

Planeje o tempo de estudo em torno de seus interesses. Há muitos meios pelos quais você pode ser exposto ao seu idioma - filmes, músicas, podcasts, livros e videogames são apenas alguns deles.

© iStock

'Como se diz...?'

'Como se diz...?' é a frase mais importante que você deve aprender. Certifique-se de usá-la frequentemente e de forma correta na língua estrangeira para tirar dúvidas.

© iStock

Leia!

A melhor maneira de aprender um novo vocabulário é lendo. Pegue um livro e seu dicionário de bolso e devore-o!

© iStock

Defina metas atingíveis

Não se pressione com metas difíceis. Defina objetivos alcançáveis para manter sua motivação elevada e permitir que você veja o progresso.

© iStock

Não seja tímido

Deixe de lado suas inibições e esteja disposto a cometer erros!

© iStock

Pratique até cansar o cérebro

Quando você estiver estudando ou conversando na língua estrangeira, certifique-se de tirar o máximo proveito da experiência e do esforço, forçando mesmo o seu cérebro.

© iStock

Falar e pensar no idioma estrangeiro

Desafie-se a pensar no idioma, mesmo que seja apenas durante curtos períodos de tempo ou com frases básicas no início.

© iStock

Divirta-se!

Em vez de só ir para aulas ou ficar em casa sozinho estudando com livros, divirta-se no processo de aprendizado. Participe de eventos em que seja possível praticar a língua e faça amizade com pessoas que compartilham seus interesses.

© iStock

Conversas em grupo

O aprendizado de idiomas acontece em fases. Quando você pode conseguir acompanhar um grupo de falantes nativos sem se perder - enquanto também se sente à vontade para interagir ocasionalmente na conversa -, você saberá que atingiu um estágio avançado. 

Leia também: Dicas para conhecer pessoas enquanto viaja sozinho!

© iStock

Lifestyle Truques 09/06/19 POR Notícias Ao Minuto


Muitos de nós sonhamos em ser fluentes em uma língua estrangeira, mas sabemos que o processo de aprendizado pode ser demorado e, às vezes, frustrante. No entanto, há várias dicas e truques eficientes para dominar um idioma com rapidez e que, definitivamente, valem a pena o esforço. Além de ser uma habilidade vantajosa no mercado de trabalho e ser útil para outras oportunidades, não é incrível poder se comunicar com outras pessoas em sua língua nativa?

PUB

No entanto, há outra razão para aprender uma língua estrangeira e que pode nos ajudar a tomar melhores decisões. A teoria do MFLE (Moral Foreign-Language Effect) consiste que aqueles que estão falando um idioma, que não é o do seu país, tendem a escolher decisões mais práticas.

Um estudo foi realizado em 2014 pelos psicólogos Sayuri Hayakawa e Boaz Keyser, da Universidade de Chicago, em que um problema - aparentemente difícil de se resolver - foi apresentado para os alunos. Na questão, cinco pessoas estavam se afogando e, para salvá-las, você teria que deixar alguém se afogar.

Os pesquisadores descobriram que indivíduos que não estavam falando em sua língua nativa abordaram o problema de maneira lógica e tenderam a ser mais cuidadosos e calculistas em suas respostas. Aqueles que falavam em sua primeira língua, por outro lado, pareciam estar emocionalmente atrofiados pelo dilema moral.

Os alunos bilíngues disseram que a opção justa era atuar em grupo para que mais pessoas fossem salvas. Ou seja, parece que falar em outro idioma estimulava uma resposta menos emocional e mais pragmática.

Agora, por que isso? Tem sido teorizado que falar em uma língua estrangeira requer mais esforço mental, o que faz com que nossos pensamentos desacelerem. Isso, por sua vez, nos permite tomar decisões de forma assertiva e racional.

Após o estudo inicial, houve pelo menos seis estudos que exploraram o MFLE e tiveram resultados muito semelhantes, de acordo com o Psychology Today.

Embora esses resultados não sejam completamente conclusivos, não faria mal começar a aprender outra língua, certo?

Na galeria, conheça alguns atalhos para ser fluente em uma língua estrangeira de forma mais rápida!

Leia também: Dicas para conhecer pessoas enquanto viaja sozinho!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula