Amistoso será teste para medir reações sobre Neymar na seleção

O problema extracampo não interferiu na maneira como Neymar é visto pela comissão técnica, por seus companheiros e pela direção da CBF

© Reuters

Esporte Polêmica 05/06/19 POR Estadao Conteudo

Neymar continua com prestígio na seleção brasileira. Mas a acusação de estupro que recaiu sobre ele às vésperas da Copa América preocupa. O temor é que o caso tenha influência no desempenho não só do atacante como de toda a equipe. Por isso, o amistoso desta quarta-feira contra o Catar, em Brasília, servirá como uma espécie de termômetro. A expectativa é sobre como o público tratará Neymar e como ele reagirá se for alvo de uma reação negativa. Também existe o medo de que os outros jogadores sintam um eventual "baque".

PUB

Oficialmente, o problema extracampo não interferiu na maneira como Neymar é visto pela comissão técnica, por seus companheiros e pela direção da CBF. Nesta terça-feira, em Paris, onde participa do Congresso da Fifa, o presidente da entidade, Rogério Caboclo, descartou dispensar o atacante. "Temos total confiança em Neymar. Sabemos a pessoa que é, o homem que é, o atleta que é e temos total confiança de que tudo vai ser esclarecido", disse.

No entanto, ainda que ninguém admita claramente, há o temor de que a repercussão negativa do caso - Neymar tem contra si em São Paulo o Boletim de Ocorrência em que é acusado de estupro por uma mulher de 26 anos, além de uma investigação no Rio de Janeiro por possível crime virtual por ter divulgado imagens da suposta vítima - afete a seleção durante o torneio continental.

Caboclo procura ser otimista e acredita que o foco do grupo não será perdido em função da polêmica. "Não acredito (que afete), o ambiente (da seleção) está muito tranquilo. Tentamos levar (o caso) com naturalidade, o mais importante é que não afete os jogadores", afirmou. "Nada está afetando o comportamento da equipe e da comissão técnica. Todos estão focados na Copa América", insistiu.

Manter o foco, aliás, tornou-se uma tarefa extra para o técnico Tite desde que o caso explodiu. Na última segunda-feira, ele concedeu entrevista e, embora mantivesse o tom calmo, estava visivelmente incomodado e constrangido por ter de responder quase que exclusivamente sobre a nova confusão envolvendo Neymar. E deixou claro que seu principal objetivo é trabalhar para que nenhuma reação externa abale o ambiente.

"Eu não posso me fazer comentarista e nem me transpor a outras pessoas. Tenho série de responsabilidades, energia para gastar no que é importante, que é a preparação da equipe", disse Tite à certa altura da entrevista. "Quero que vocês entendam que meu foco é a preparação para o jogo contra o Catar, 23 atletas em busca de desempenho. Se eu ficar buscando, fazendo projeções, vai me consumir energia e me tirar do meu foco".

Em seu esforço, o treinador até colocou Neymar como apenas um peça em toda a engrenagem. "Neymar é um jogador diferente, mas para ele acontecer há um processo. A equipe está acima disso, nosso trabalho está acima disso", afirmou.

Tite, porém, está consciente de que o assunto não será encerrado tão cedo. Até porque o jogador terá de depor enquanto a seleção ainda estiver reunida. Na próxima semana, quando a delegação estiver em São Paulo - vai estrear na Copa América no próximo dia 14 contra a Bolívia -, ele deverá ir à 6.ª Delegacia da Defesa da Mulher, onde foi feita a denúncia. A data ainda não foi definida.

Neymar também terá de prestar depoimento na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele foi intimado a depor nesta sexta-feira, mas estará em Porto Alegre com a seleção - joga no domingo um amistoso contra Honduras que também servirá para medir a reação da torcida - e a audiência foi adiada. Nesta quarta será definida uma nova data.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 15 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 14 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 18 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 15 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

brasil Paraíba Há 14 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Argentina Há 17 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 15 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 10 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)