ONU lança projeto de controle da doença nas fronteiras de Gana

A iniciativa, avaliada em 378 mil euros e financiada pelo governo japonês, visa a reforçar o trabalho de prevenção da doença

© Reuters

Mundo Ebola 10/04/15 POR Notícias ao Minuto

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) lançou hoje (10) projeto de controle da propagação do vírus ebola entre migrantes que atravessam as fronteiras de Gana, sede da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) para o combate à doença.

PUB

A iniciativa, avaliada em 378 mil euros e financiada pelo governo japonês, visa a reforçar o trabalho de prevenção do ebola, feita pelas autoridades de Gana, evitando a ocorrência de casos semelhantes no futuro, particularmente nas áreas fronteiriças mais afetadas da África Ocidental.

"O recente surto de ebola ensinou ao mundo que a mobilidade humana é fator-chave para a propagação da doença. Apesar dos progressos encorajadores na região, o vírus ebola continua a ser um problema de saúde pública para Gana”, observou a chefe da missão da OIM em Gana, Sylvia Lopez-Ekra, citada em nota da agência da ONU.

Ela destacou que o projeto de redução de risco do vírus entre os migrantes, apoiado pelo governo do Japão, “vai desempenhar papel crítico por continuar a apoiar os agentes da linha de frente” (os funcionários do setor de migração).

No âmbito do programa, a verba desembolsada pelo governo japonês servirá para adquirir equipamentos para que os funcionários do setor de migração se protejam de eventuais contaminações do vírus durante a vigilância das fronteiras.

“Os oficiais de fronteira são o primeiro ponto de contato na mobilidade das populações”, por isso serão treinados com procedimentos de controle da doença, diz o comunicado.

Para atingir as metas de prevenção e controle do vírus, a OIM vai envolver líderes comunitários e voluntários, treinando-os sobre as causas, os sintomas e modos de prevenção e contaminação.

Além disso, serão divulgadas informações para apoiar as lideranças comunitárias.

“A nossa visão é construir sistemas de vigilância de saúde mais fortes e com mais capacidade de resposta que protejam o povo de Gana, bem como de outras doenças transmissíveis como a cólera”, disse Sylvia Lopez-Ekra.

Desde o início do surto de ebola na África Ocidental, há mais de um ano, foram registrados cerca de 25 mil casos da doença, que provocou 10 mil mortes.

Trata-se da maior epidemia de ebola desde que a doença foi detectada em 1976, a 100 quilômetros do rio que deu o nome ao vírus, na República Democrática do Congo.

Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 22 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 18 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 19 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 21 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 21 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 18 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 21 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 20 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 18 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

justica Feminicídio Há 21 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano