Os países que reconhecem a união entre pessoas do mesmo sexo

Essa é a quinta nação da América do Sul a aprovar o casamento gay

Equador e outros países que reconhecem a união entre pessoas do mesmo sexo

Junho é o Mês do Orgulho LGBT e o Equador deu um passo importante para a comunidade ao legalizar o casamento gay. Em 12 de junho de 2019, a nação se tornou a quinta da América do Sul a reconhecer a união civil entre pessoas do mesmo sexo, juntando-se ao Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.

Em 17 de maio deste ano, Taiwan tornou-se o primeiro país da Ásia a também garantir esse direito aos casais homoafetivos. Mas quais são os outros lugares no mundo em que é permitido o casamento gay? Veja na galeria! 

© Shutterstock

Equador

A Corte Constitucional do Equador se pronunciou a favor do casamento gay após recurso de dois casais de homens que alegavam o direito de união civil. A decisão histórica foi anunciada em 12 de junho de 2019.

© Shutterstock

Taiwan

Taiwan tornou-se o primeiro país asiático a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo após votação parlamentar em 17 de maio de 2019. Essa conquista para a comunidade LGBT no país se tornou ainda mais simbólica porque a votação ocorreu no Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

© Shutterstock

Áustria

Após uma decisão do tribunal superior, que não foi contestada pelo parlamento, o casamento gay tornou-se legal na Áustria em 1º de janeiro de 2019.

© Shutterstock

Austrália

Em dezembro de 2017, o parlamento aprovou lei que permitia a união civil entre homossexuais. Três semanas antes, a maioria dos australianos havia votado a favor da legalização do casamento gay em um plebiscito postal.

© Shutterstock

Alemanha

Em junho de 2017, o parlamento votou 393-226 a favor da legalização da união entre pessoas do mesmo sexo. Em outubro desse ano, o casamento gay era legal no país.

© Shutterstock

Malta

O parlamento do país votou, quase por unanimidade, a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo em julho de 2017. A decisão entrou em vigor em setembro.

© Shutterstock

Finlândia

Enquanto um projeto de lei reconhecendo  o casamento gay no país foi aprovado no final de 2014, o decreto só entrou em vigor em 1º de março de 2017.

© Shutterstock

Colômbia

Em abril de 2016, a Corte Constitucional da Colômbia aprovou a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

© Shutterstock

Groenlândia

Sendo um território autônomo da Dinamarca, a Groenlândia não estava sujeita à decisão do primeiro em 2012 de legalizar o casamento gay. Em vez disso, legisladores na Groenlândia aprovaram um projeto de lei em maio de 2015 e só em abril de 2016 a união entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor.

© Shutterstock

Estados Unidos

Em junho de 2015, o Supremo Tribunal dos EUA aprovou a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

© Shutterstock

Irlanda

A Irlanda foi o primeiro país a legalizar o casamento gay por meio de um referendo popular, realizado em maio de 2015.

© Shutterstock

Luxemburgo

A união civil entre pessoas do mesmo sexo em Luxemburgo é reconhecida desde 1º de janeiro de 2015, após aprovação no Parlamento de projeto de lei que também autorizava casais gays  adotarem crianças.

© Shutterstock

Escócia

Casais homossexuais tiveram o direito de oficializar união na Escócia a partir de dezembro de 2014, após votação parlamentar feita em fevereiro de 2014.

© Shutterstock

Nova Zelândia

Após a aprovação parlamentar em abril de 2013, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país da região Ásia-Pacífico a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão entrou em vigor em agosto do mesmo ano.

© Shutterstock

Inglaterra e País de Gales

O casamento gay entrou em vigor na Inglaterra e no País de Gales em março de 2014. Essa vitória parlamentar em julho de 2013 não se aplica à Escócia semiautônoma e à Irlanda do Norte.

© Shutterstock

Brasil

Em 14 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Resolução 175, que garantiu aos casais homoafetivos o direito de se casarem no civil.

© Shutterstock

França

Em maio de 2013, a mais alta corte na França determinou que um projeto de lei aprovado pela Assembleia Nacional e pelo Senado, mas contestado pelo UMP (o partido da oposição conservador), era, de fato, constitucional. O regulamento também deu aos casais do mesmo sexo o direito de adotarem crianças.

© Shutterstock

Uruguai

Casais do mesmo sexo podem oficializar união no Uruguai desde agosto de 2013, depois que o Senado e o Congresso do país aprovaram um projeto de lei para essa finalidade vários meses antes.

© Shutterstock

Dinamarca

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal na Dinamarca desde junho de 2012, após aprovações parlamentar e real.

© Shutterstock

Argentina

Em julho de 2010, a Argentina se tornou o primeiro país latino-americano a legalizar o casamento gay. A aprovação da lei também concedeu aos casais do mesmo sexo o direito de adotarem crianças.

© Shutterstock

Portugal

A união entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor em Portugal em junho de 2010. 

© Shutterstock

Islândia

O casamento gay é legal na Islândia desde junho de 2010.

© Shutterstock

Suécia

Na Suécia, casais homoafetivos adquiriram o direito de oficializar união a partir de maio de 2009.

© Shutterstock

Noruega

A Noruega foi o primeiro país escandinavo a autorizar a união entre pessoas do mesmo sexo. Aprovado no parlamento em junho de 2008, o casamento gay tornou-se oficialmente legal em 1º de janeiro de 2009.

© Shutterstock

África do Sul

A África do Sul foi o primeiro e ainda é o único país africano a legalizar união entre pessoas do mesmo sexo. Homossexuais podem se casar no país desde novembro de 2006, graças a um processo que envolveu os altos tribunais e o parlamento.

© Shutterstock

Canadá

O Canadá se tornou o primeiro país da América do Norte a legalizar o casamento gay. Entrou em vigor em julho de 2005, por meio de votação parlamentar.

© Shutterstock

Espanha

A união entre pessoas do mesmo sexo é legal na Espanha desde a aprovação do Parlamento em junho de 2005. A lei entrou em vigor no mês seguinte.

© Shutterstock

Bélgica

O casamento gay entrou em vigor na Bélgica em junho de 2003, após uma votação parlamentar bem-sucedida vários meses antes.

© Shutterstock

Holanda

Em dezembro de 2000, a Holanda tornou-se o primeiro país europeu e a primeira nação do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão parlamentar entrou oficialmente em vigor em abril de 2001, permitindo também o direito de adoção de crianças por casais homossexuais.

Leia também: 82 atletas brasileiros e internacionais que se assumiram LGBT

© Shutterstock

Mundo direitos 14/06/19 POR Notícias Ao Minuto


Junho é o Mês do Orgulho LGBT e o Equador deu um passo importante para a comunidade ao legalizar o casamento gay. Em 12 de junho de 2019, a nação se tornou a quinta da América do Sul a reconhecer a união civil entre pessoas do mesmo sexo, juntando-se ao Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.

PUB

Em 17 de maio deste ano, Taiwan tornou-se o primeiro país da Ásia a também garantir esse direito aos casais homoafetivos. Mas quais são os outros lugares no mundo em que é permitido o casamento gay? Veja na galeria!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos