As belezas naturais que estão sendo destruídas pelos turistas

Conheça os lugares devastados por conta da ação de visitantes imprudentes

As belezas naturais que estão sendo destruídas pelos turistas

O turismo pode ser benéfico para as economias de muitos países, mas se essa atividade não for devidamente fiscalizada pelas autoridades competentes, pode ter consequências ambientais desastrosas. Muitos lugares no mundo não estão preparados para receber um intenso fluxo de visitantes e seus ecossistemas acabam por sofrer  efeitos, muitas vezes, irreversíveis.

De parques naturais remotos a ilhas desabitadas, muitas pessoas têm deixado rastros de destruição, seja por causa de acidentes infelizes ou vandalismo. São inúmeros os casos em que a estupidez do homem superou a curiosidade.

Na galeria, conheça alguns dos lugares mais incríveis do planeta que foram devastados pelos turistas.

© Shutterstock

Raja Ampat, Indonésia

Também conhecida como a 'Amazônia subaquática', os belos recifes de coral de Raja Ampat abrigam uma incrível biodiversidade.

© Shutterstock

Raja Ampat, Indonésia

Mas esse patrimônio natural está em risco após cruzeiro avançar durante a maré baixa e bater em um recife de coral. Para piorar a situação, um rebocador de navio foi chamado e danificou ainda mais a estrutura.

© Shutterstock

Uluru, Austrália

Este enorme monolito de arenito é um dos marcos mais emblemáticos da Austrália. Mas os visitantes encontraram uma maneira de serem um perigo ao ecossistema local.

© Shutterstock

Uluru, Austrália

Aparentemente, alguns turistas têm urinado e até defecado nesta maravilha natural. As consequências? Uma espécie rara de camarão já sofre com o risco de extinção.

© Shutterstock

Torres del Paine, Chile

Localizada na Patagônia chilena, Torres del Paine é uma beleza natural de tirar o fôlego, mas que está sendo ameaçada pelo descuido dos visitantes.

© Shutterstock

Torres del Paine, Chile

Em 2005, um turista tcheco acidentalmente incendiou cerca de 5% de todo o parque. Em 2011, um israelense  foi responsável por iniciar queimada em parque de tamanho semelhante. Já no ano de 2015, dois visitantes foram banidos do parque por tentarem iniciar uma fogueira.

© Shutterstock

Ilhas Paracel, China

Essas ilhas foram disputadas pela China, Taiwan e Vietnã. Em 2013, os turistas começaram a visitar esses destinos paradisíacos.

© Shutterstock

Ilhas Paracel, China

Acredita que esse paraíso está ameaçado porque visitantes começaram a caçar e pescar espécies que correm risco de extinção e ainda se gabar disso nas redes sociais?

© Shutterstock

Isla de sa Porrassa, Espanha

Você encontrará esta pequena ilha ao largo de resort popular em Magaluf, Maiorca, Espanha. Magaluf é um destino badalado entre os jovens em busca de farra.

© Shutterstock

Isla de sa Porrassa, Espanha

O problema é que os visitantes costumam nadar da praia de Magaluf para a Isla de sa Porrassa. Em 2015, dois adolescentes escoceses fizeram o mesmo e  acidentalmente atearam fogo depois de atirar bitucas de cigarros no chão seco.

© Shutterstock

Cliffs of Moher, Irlanda

Estas incríveis falésias são uma das maravilhas naturais mais famosas da Irlanda. Esse cenário de tirar o fôlego atrai mais de 800 mil visitantes todos os anos.

© Shutterstock

Cliffs of Moher, Irlanda

Mas em 2013, dois grafiteiros franceses pensaram que as falésias precisavam de um toque de arte de rua e pintaram um enorme mural nelas... Parece mentira, mas é verdade!

© Shutterstock

Big Major Cay, Bahamas

Também conhecido como Pig Beach, este lugar é uma grande atração turística. Os visitantes adoram interagir com os animais, mas os porcos sofrem com o impacto do turismo de massa.

© Shutterstock

Big Major Cay, Bahamas

Muitos por porcos já morreram. Os viistantes alimentam os animais com todos os tipos de comida, muitas inadequadas, incluindo até bebidas alcoólicas como rum e cerveja. Além disso, os porcos se acostumaram a buscar alimentos deixados por turistas na areia, em vez de procurar na floresta. Como resultado, muitos ingerem quantidades mortais de areia.

© Shutterstock

Ilhas Galápagos, Equador

Outrora um paraíso selvagem intocado, estas ilhas estão agora sofrendo com as consequências do turismo de massa. A fauna e a flora locais estão sendo ameaçadas por espécies invasoras.

© Shutterstock

Ilhas Galápagos, Equador

De acordo com um estudo de 2017, os seres humanos trouxeram mais de 1.500 espécies terrestres e marinhas estranhas para as ilhas.

© Shutterstock

Grafite nos parques nacionais dos EUA

De Crater Lake a Joshua Tree, uma grafiteira conseguiu deixar sua marca em nove parques nacionais americanos!

© Shutterstock

Grafite nos parques nacionais dos EUA

Essa jovem ainda teve a ousadia de  compartilhar fotos do seu 'trabalho' nas redes sociais. Ela foi pega e acabou sendo banida de mais de 20% da áreas de terra dos EUA.

© Shutterstock

Racetrack Playa, EUA

O Racetrack Playa, que fica no Death Valley, na Califórnia, é conhecido por um fenômeno estranho: grandes rochas que se movem, aparentemente por si mesmas, deixando uma trilha atrás delas.

© Shutterstock

Racetrack Playa, EUA

Mas então um visitante achou que seria uma ótima ideia dirigir com seu carro até o Racetrack Playa, o que acabou por  danificar o solo e estragar as trilhas das rochas. E alguns meses depois, mais um outro desavisado fez o mesmo! 

© Shutterstock

Devils Hole, EUA

Uma espécie de peixe extretamente rara  habita as águas da Devils Hole, uma caverna localizada dentro do Refúgio Nacional de Vida Silvestre de Ash Meadows, em Nevada.

© Public Domain

Devils Hole, EUA

Em 2016, três homens bêbados jogaram latas na água, vomitaram e um deles ainda deixou roupa íntima no lugar. Eles mataram um peixe e potencialmente causaram danos graves ao ecossistema.

© Public Domain

Goblin Valley State Park, EUA

Este parque, que fica no estado de Utah, é conhecido por seus hoodoos, figuras misteriosas conhecidas localmente como goblins. Essas espetaculares estruturas geológicas formam a paisagem única do Goblin Valley State Park.

© Shutterstock

Goblin Valley State Park, EUA

Mas três homens viram uma das estruturas antigas como uma ameaça para os visitantes e decidiram derrubá-la. De fato, a história natural foi destruída em segundos.

© Shutterstock

Duckbill, EUA

A natureza tomou o seu tempo moldando esta rocha para se parecer com a cabeça de um animal. A impressionante formação geológica poderia ser encontrada no cabo chamado Kiwanda State Natural Area, em Oregon.

(Foto: Steven Pavlov/CC BY-SA 4.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Duckbill, EUA

Mas, em 2016, um grupo de adolescentes empurrou o hoodoo e o destruiu.

© Shutterstock

Árvore de Ténéré, Níger

A Árvore de Ténéré, que ficava no meio do deserto do Saara, já foi a única árvore em uma extensão de até 400 quilômetros.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 2.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Tree of Ténéré, Niger

No entanto, essa solitária árvore deixou de existir em 1973, quando um motorista bêbado conseguiu a façanha de bater nesse único obstáculo em centenas de quilômetros. Uma escultura de metal agora toma o seu lugar no deserto. Bizarro!

Leia também: Lugares que você precisa conhecer já antes que desapareçam; Brasil na lista!

© Shutterstock

Mundo destinos 15/06/19 POR Notícias Ao Minuto


O turismo pode ser benéfico para as economias de muitos países, mas se essa atividade não for devidamente fiscalizada pelas autoridades competentes, pode ter consequências ambientais desastrosas. Muitos lugares no mundo não estão preparados para receber um intenso fluxo de visitantes e seus ecossistemas acabam por sofrer efeitos, muitas vezes, irreversíveis.

PUB

De parques naturais remotos a ilhas desabitadas, muitas pessoas têm deixado rastros de destruição, seja por causa de acidentes infelizes ou vandalismo. São inúmeros os casos em que a estupidez do homem superou a curiosidade.

Na galeria, conheça alguns dos lugares mais incríveis do planeta que foram devastados pelos turistas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 4 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 13 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 12 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

mundo Utah Há 13 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama Nicole Kidman Há 12 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

justica Violência Há 14 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 10 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Reino Unido Há 8 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 10 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Aliia Nasyrova Há 13 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros