Facebook lança sua moeda digital própria, a libra

O Facebook criou a Libra Association, fundação responsável por administrar o tesouro da moeda, criar suas especificações técnicas e promover a iniciativa

© Stephen Lam/Reuters

Tech Rede Social 18/06/19 POR Estadao Conteudo

O Facebook anuncia nesta terça-feira, 17, a criação de uma moeda digital própria. Chamada de libra (sem nenhuma ligação com a moeda britânica), ela chegará ao mercado em 2020, permitindo transações dentro das plataformas da empresa, como WhatsApp e Facebook Messenger. A iniciativa é parte de um projeto ambicioso da rede social, que pode romper fronteiras monetárias, promover inclusão financeira e, de quebra, transformar a companhia de Mark Zuckerberg em uma fintech (startup de serviços financeiros).

PUB

Para garantir a implementação do projeto, o Facebook criou a Libra Association, fundação responsável por administrar o tesouro da moeda, criar suas especificações técnicas e promover a iniciativa. A associação será autônoma e terá sede em Genebra, na Suíça. Além do Facebook, haverá ainda outros 27 membros fundadores - todos terão os mesmos poderes da rede social.

Entre eles, estão nomes tradicionais do mercado financeiro (Visa, Mastercard e PayPal), empresas de tecnologia (Uber, Lyft, Spotify e eBay) e fundos do Vale do Silício (Ribbit Capital e Thrive Capital). Cada um deles teve de colaborar com uma cota mínima de US$ 10 milhões para desenvolver a tecnologia e compor as reservas da moeda, que viabilizam a operação da libra e evitam volatilidade em sua cotação.

Até sua estreia, a meta da associação é atingir a marca de 100 membros, levando as reservas para a casa de US$ 1 bilhão, disse ao Estado David Marcus, líder da área de blockchain do Facebook e um dos principais líderes do projeto. "Queremos uma moeda global e uma estrutura financeira que permita a milhões de pessoas ter acesso à economia do mundo", afirmou Marcus, que já foi presidente do PayPal e supervisionou o Facebook Messenger.

"Não acredito que a moeda possa ter impacto no sistema financeiro global", diz o economista Alexandre Schwartzman, ex-diretor do Banco Central. "Mas a competição no setor de pagamentos deve se intensificar."

Calibra. Para operar as transações da moeda, o Facebook criou uma subsidiária, a Calibra. Ela oferecerá a carteira digital pela qual será possível realizar pagamentos e enviar remessas para contatos no Messenger e no WhatsApp, além de ter aplicativos próprios para Android e iPhone. Hoje o Facebook tem 2,7 bilhões de usuários em seus diversos aplicativos.

Ainda há detalhes a ser definidos antes que libra e Calibra cheguem ao mercado. A expectativa é que o usuário crie uma conta com um documento e, a partir disso, possa comprar libras. De posse da moeda, poderá pagar por serviços de parceiros - como uma viagem de Uber - ou mandar dinheiro para contatos no WhatsApp. Quem receber o dinheiro poderá usá-lo como libra ou converter para moeda local. Ainda não se sabe qual cotação a libra terá.

O Facebook diz trabalhar diretamente com reguladores, legisladores e outras autoridades em diversos países, para evitar quaisquer problemas regulatórios. Procurado pelo Estado, o Banco Central do Brasil não quis comentar o tema.

Inicialmente, o Facebook diz que não mira realizar lucro com a moeda - espera apenas que ela incentive pequenos negócios, e assim, mais anúncios em sua rede social. No futuro, porém, a rede não descarta ter serviços financeiros por meio da Calibra. "Vamos oferecer serviços de crédito", afirmou Kevin Weil, vice-presidente de produto da subsidiária, ao Estado.

A empresa pretende não trocar dados entre a rede social e a operação financeira - ou seja, um usuário não poderá receber um anúncio a partir dos dados de transações que realizou. "Temos de ganhar a confiança das pessoas", diz Marcus, ciente da reputação ruim de privacidade que envolve o Facebook.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 16 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 14 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 13 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 17 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 13 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 14 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 16 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 12 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 9 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)