Maioria dos brasileiros está acima do peso, diz pesquisa

Dados mostram que o excesso de peso é maior entre os homens: 56,5% deles estão com sobrepeso, enquanto entre as mulheres o índice é de 49,1%

© Reuters

Brasil Obesidade 15/04/15 POR Notícias ao Minuto

Em oito anos, o número de brasileiros adultos acima do peso subiu quase 10 pontos porcentuais e hoje a maioria da população já apresenta sobrepeso. Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde sobre obesidade no País mostra que 52,5% da população adulta já tem excesso de peso, quando há nove anos eram 43% - um crescimento de 23% no período. Desses, 17,9% são obesos. Apesar da estabilidade há três anos da obesidade, outros fatores de risco para as doenças crônicas têm crescido. Em 2014, 20% dos entrevistados declararam ter diagnóstico de excesso de colesterol.

PUB

As chamadas doenças crônicas, causadas por fatores de risco como alimentação ruim, consumo de tabaco e álcool, são responsáveis por 72% das mortes no Brasil, cerca de 700 mil por ano. A pesquisa Vigitel faz o acompanhamento dos fatores de risco há nove anos e, entre fevereiro e dezembro de 2014, entrevistou por telefone 40.853 pessoas com mais de 18% em todas as capitais e no Distrito Federal.

Os dados mostram que o excesso de peso é maior entre os homens: 56,5% deles estão acima do peso, enquanto entre as mulheres o índice é de 49,1%. O excesso também varia de acordo com a faixa etária. Entre 18 e 24 anos, a taxa é alta, de 38% da população, mas bem inferior a das pessoas entre 45 e 64 anos, que passa de 61%.

O levantamento mostra ainda uma relação direta entre escolaridade e excesso de peso. Pessoas com 12 anos ou mais de escolaridade têm menores frequências de obesidade, 12,3%. Com 0 a 8 anos de escolaridade, o índice sobe para 22,7%. "Podemos creditar isso a mais informação, mais acesso a alimentação saudável e exercícios. Pode ser um fator importante no futuro para deter obesidade e excesso de peso", afirmou a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Déborah Malta.

Ainda assim, a pesquisa feita em 2014 mostra também que os brasileiros estão se exercitando mais e comendo menos gordura. Cerca de 35% da população declarou se exercitar regularmente, pelo menos 150 minutos por semana, 18% a mais do que o período da última pesquisa, há seis anos. Nessa conta, o ministério leva em consideração exercícios regulares, exercícios no deslocamento para o trabalho - caminhar, ir de bicicleta, por exemplo - ao trabalho ou tarefas domésticas. Ainda assim, 15% dos entrevistados declararam não ter feito nenhum desses quatro tipos no último ano.

Apesar de registrarem mais aumento de peso, os homens dizem se exercitar mais: 41,6% disseram praticar a quantidade recomendada de exercícios físicos, enquanto apenas 30% das mulheres fazem o mesmo. Também diminuiu o número de pessoas que ficam pelo menos três horas por dia assistindo a tevê, de 31% para 25%.

Entre as capitais, Florianópolis se mantém como a capital onde mais pessoas mantêm o hábito de se exercitar regularmente - e, não por acaso, a cidade onde há menor índice de adultos obesos -, enquanto São Paulo fica em último lugar. 

Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Brasil Há 23 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Bastidores da TV Há 23 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Brad Pitt Há 22 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

esporte Real Madrid Há 20 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 17 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

economia IMPOSTO-RENDA Há 23 Horas

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

fama MADONNA-CANTORA Há 19 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama BELO-CANTOR Há 20 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

politica TABATA-AMARAL Há 23 Horas

Time de Tabata tem aliados de Alckmin, membros do governo Lula, mãe de Huck e filha de Temer