Fenômeno das carreiras múltiplas cresce na era digital

O fenômeno das carreiras múltiplas está dominando o mercado de trabalho

© iStock

Economia Negócio 21/06/19 POR Notícias Ao Minuto

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na era da indústria 4.0, em que as tecnologias permitem a integração dos mundos físico e digital e os empregos formais diminuem, aumenta o espaço para a atuação em múltiplas frentes. Profissionais com competências diversificadas podem trabalhar em diferentes projetos.

PUB

"É o fenômeno das carreiras múltiplas. A pessoa tem uma formação inicial e vai desenvolvendo competências, de forma a expandir suas possibilidades de atuação", diz Marcia Vazquez, gestora de capital humano na Thomas Case & Associados, consultoria de gestão de carreiras.

Isso pode ser feito de diversas formas: por meio de pós-graduação, cursos livres, programas de coaching e até via participação em grupos de estudo e profissionais.

O neurocientista Gabriel Camargo de Carvalho, 27, já esteve em três frentes distintas de carreira. Enquanto cursava a graduação, na Universidade Federal do ABC, foi trainee em um estúdio de comunicação, onde exercia a função de produtor criativo.

Posteriormente, ainda na mesma empresa, enveredou para a área de ciência de dados. "Percebi uma demanda para medição e gestão de dados e, de certa maneira, minha formação me dava as condições para isso", diz ele.

Hoje, Carvalho empreende e é cofundador de uma startup, a Labora, onde desenvolve uma plataforma para conectar pessoas acima de 50 anos a posições de trabalho que envolvem tecnologia.

Alexandre Attauah, gerente sênior de recrutamento da Robert Half, lembra que o fenômeno das carreiras múltiplas também compreende a realização de duas ou mais atividades de forma paralela.

"Vejo um movimento em que as pessoas começam a tomar coragem para transformar um hobby em profissão. Tem um componente de realização pessoal, mas também de ajuda financeira", diz.

É o caso do engenheiro Danilo Piccolo, 38. Diretor de uma empresa que desenvolve projetos de engenharia industrial, ele também atua como professor universitário.

"Consigo praticar os conceitos que eu ensino e trazer da prática experiências a serem divididas com os alunos."

Ao exercer várias carreiras, o profissional fica mais interessante para o mercado, porque sinaliza criatividade e a possibilidade de contribuir com mais empresas, diz Vazquez. "O RH hoje recruta olhando para um ambiente em constante mudança, e precisa trazer pessoas para funções que ainda nem sabemos quais são", afirma.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Profissões Há 10 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

justica Violência Há 11 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

mundo Utah Há 10 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

esporte Óbito Há 8 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 9 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 9 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama Equador Há 1 Hora

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 8 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Aliia Nasyrova Há 10 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros

mundo Ucrânia Há 7 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos