Michael Jackson: 10 anos sem o Rei do Pop

Em 25 de junho de 2009, o mundo perdia o lendário cantor de 'Thriller'

Michael Jackson: 10 anos sem o Rei do Pop

Em 25 de junho de 2009, o mundo lamentava a perda do Rei do Pop. Michael Jackson morreu vítima de intoxicação de medicamentos em sua residência, em Los Angeles, nos EUA. Dois anos depois, o médico Conrad Murray foi declarado culpado no processo em que foi acusado de homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) e cumpriu dois anos de prisão por administrar altar dosagem de propofol ao cantor.

Uma década depois do seu falecimento, o legado de Jackson na música continua sólido, embora a sua reputação tenha ficado manchada por conta de muitas polêmicas, em grande parte relacionadas à má conduta sexual com crianças. O documentário da HBO 'Deixando Neverland' (2019), que dividiu o público e enfureceu a família do ícone, revelou um lado perturbador que impactou negativamente na imagem do artista.

Talvez a razão pela qual seja tão difícil acreditar nas acusações é justamente pelo tanto que ele influenciou o mundo da música, da dança e da arte. É preciso reconhecer sua força criativa a cada álbum e dezenas de hits emplacados nas paradas ao longo de sua carreira.

'Thriller' (1982), por exemplo, foi um dos discos mais vendidos de todos os tempos. A obra ganhou oito Grammys, incluindo Álbum do Ano e rendeu vários sucessos que atravessam gerações. Mas é por causa do lendário clipe, com Michael Jackson dançando na companhia de mortos-vivos, que o trabalho é especialmente lembrado. O terror musical, uma superprodução de 14 minutos, encantou o público com seus zumbis e coreografia assustadoramente brilhante.

Na galeria, fique por dentro de fatos curiosos do álbum 'Thriller' e do vídeo surpreendente!

© BrunoPress

A dança dos zumbis

Lançado em 30 de novembro de 1982,  'Thriller' é um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

© BrunoPress

Vendas globais

Em junho de 2017, as vendas globais do álbum teriam chegado ao valor estimado de  66 milhões de cópias, de acordo com o Guinness Book of World Records.

© Reuters

O hit 'Thriller'

A música que dá nome ao álbum foi o sétimo e último single do disco lançado. 'Thriller' saiu em janeiro de 1984.

© BrunoPress

Reunião de mortos-vivos

No entanto, o vídeo de 14 minutos com a lendária performance zumbi de Michael Jackson estreou mais cedo do que o single, lançado em novembro de 1983.

© BrunoPress

Revelando talentos

Um dos mais célebres vídeos da história da música pop, 'Thriller' lançou a modelo e atriz americana Ola Ray.

© BrunoPress

Dança assustadora

O vídeo foi coreografado por Michael Peters.

© BrunoPress

Concepção da ideia

O vídeo foi dirigido por John Landis, que impressionou o cantor em seu trabalho anterior, o filme de terror 'Um Lobisomem Americano em Londres' (1981).

© BrunoPress

Dupla de sucesso

Quincy Jones produziu o álbum 'Thriller'. Antes, o produtor colaborou com o cantor  em 'Off The Wall' (1979).

© BrunoPress

Um álbum caro!

'Thriller' foi gravado no Westlake Recording Studios em Los Angeles, Califórnia, com um orçamento de 750 mil dólares (valor que equivaleria a cerca de 2 milhões de dólares na atualidade).

(Foto: Wikimedia/CC by 2.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Mestre do suspense

O icônico ator de filmes de terror Vincent Price foi trazido por Quincy Jones para recitar os arrepiantes versos finais.

© Getty Images

Riff memorável

O álbum contou com nove faixas e vários músicos convidados. Eddie Van Halen foi o responsável pelo solo de guitarra eletrizante em 'Beat It'.

© Getty Images

Músicos de renome

'Beat It' contou também com a parceria de de Steve Lukather (famoso pela banda Toto), tocando baixo. O músico também toca em 'The Girl Is Mine' e 'Human Nature'.

© BrunoPress

Reforço

Janet Jackson, irmã de Michael, atuou como backing vocal na canção 'P.Y.T. (Pretty Young Thing)'.

© Getty Images

Família em peso

La Toya Jackson, outra irmã do cantor, também faz participação como backing vocal em 'P.Y.T. (Pretty Young Thing)'.

© BrunoPress

Parceria com o ex-beatle

'The Girl Is Mine' foi o primeiro single lançado do álbum, um dueto com Paul McCartney. Apesar do sucesso da música, a canção dividiu opiniões da crítica. Algumas resenhas afirmaram que a faixa era a mais fraca do disco.

© Shutterstock

Jackson em 'E.T.'

Em 1982, o cantor narrou o audiobook e a trilha sonora de 'E.T. o Extra-Terrestre'. Em 2001, 'Thriller' ganhou reedição especial, que incluiu a música 'Someone in the Dark', interpretada por ele, que fazia parte do audiolivro.

© BrunoPress

Turnê 'Victory'

A 'Victory Tour', de 1984, reuniu o cantor e a família Jackson em peso no palco, apesar de que muitos consideraram ser a turnê 'Thriller'. O show contava com a maioria das músicas deste álbum e do trabalho 'Off the Wall'.

© BrunoPress

Reconhecimento

Em agosto de 1984, Jackson foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

© BrunoPress

Objeto de desejo

A famosa jaqueta vermelha do cantor, usada no vídeo 'Thriller', acabou sendo leiloada no evento 'The Music Icons', em Los Angeles, em junho de 2011.

© BrunoPress

Objeto de desejo

Inicialmente avaliada entre 200 mil e 400 mil dólares, a notória jaqueta acabou sendo vendida por impressionantes 1,8 milhão de dólares.

© BrunoPress

Um show de maquiagem e de efeitos especiais

Esse foi o molde superior usado por Jackson com presas de animais para o clipe 'Thriller'. Maquiagem e efeitos de design foram criados por Rich Baker. O cantor passou por longas sessões de maquiagem para se transformar na fera assustadora do vídeo.

© BrunoPress

Acessório de luxo

Essa luva, coberta por lantejoulas, foi usada pelo artista no vídeo 'Thriller'.

© Reuters

Influência e legado

O rapper Chris Brown homenageou Michael Jackson com um tributo de 'Thriller' no palco do World Music Awards, de 2006, em Londres.

© Getty Images

Tributo nos palcos

Um dia depois da morte do cantor, em 26 de junho de 2009, a equipe e o elenco de 'Thriller Live' se reuniram em memória ao artista em coletiva de imprensa no Lyric Theatre, em Londres.

© Getty Images

Apresentação emocionante

No MTV Video Music Awards, em 2009, dançarinos reviveram 'Thriller' nos palcos em tributo a Michael Jackson.

© Reuters

Em todo o mundo

Durante todo o ano de 2009, homenagens destacaram a figura do Rei do Pop, a exemplo dessa mulher, vestida de zumbi, durante o evento de Thrill The World em Luna Park de Sydney, na Austrália. Fãs de todo o planeta dançaram simultaneamente 'Thriller'.

© Getty Images

Público cativo

Em uma prisão em Cebu City, nas Filipinas, em 27 de junho de 2009, detentos realizaram homenagem a Michael Jackson.

© Reuters

Até o presidente dos EUA era fã!

O presidente Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama dançaram 'Thriller' durante evento de Halloween na Casa Branca, em 2016.

© Getty Images

Memória viva

John Landis, diretor do clipe 'Thriller', lançou o filme 'Michael Jackson's Thriller 3D' no Festival de Veneza, em 2017.

© Reuters

O Rei do Pop

Um artista à frente do seu tempo, Michael Jackson revolucionou a música pop com seu estilo único e performances enérgicas, hits inesquecíveis e superproduções no palco e nos clipes. Seu legado é eterno.

Leia também: Veja fatos curiosos sobre Michael Jackson, que faria 60 anos em 2018

© BrunoPress

Cultura Thriller 24/06/19 POR Notícias Ao Minuto


Em 25 de junho de 2009, o mundo lamentava a perda do Rei do Pop. Michael Jackson morreu vítima de intoxicação de medicamentos em sua residência, em Los Angeles, nos EUA. Dois anos depois, o médico Conrad Murray foi declarado culpado no processo em que foi acusado de homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) e cumpriu dois anos de prisão por administrar altar dosagem de propofol ao cantor.

PUB

Uma década depois do seu falecimento, o legado de Jackson na música continua sólido, embora a sua reputação tenha ficado manchada por conta de muitas polêmicas, em grande parte relacionadas à má conduta sexual com crianças. O documentário da HBO 'Deixando Neverland' (2019), que dividiu o público e enfureceu a família do ícone, revelou um lado perturbador que impactou negativamente na imagem do artista.

Talvez a razão pela qual seja tão difícil acreditar nas acusações é justamente pelo tanto que ele influenciou o mundo da música, da dança e da arte. É preciso reconhecer sua força criativa a cada álbum e dezenas de hits emplacados nas paradas ao longo de sua carreira.

'Thriller' (1982), por exemplo, foi um dos discos mais vendidos de todos os tempos. A obra ganhou oito Grammys, incluindo Álbum do Ano e rendeu vários sucessos que atravessam gerações. Mas é por causa do lendário clipe, com Michael Jackson dançando na companhia de mortos-vivos, que o trabalho é especialmente lembrado. O terror musical, uma superprodução de 14 minutos, encantou o público com seus zumbis e coreografia assustadoramente brilhante.

Na galeria, fique por dentro de fatos curiosos do álbum 'Thriller' e do vídeo surpreendente!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 6 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 8 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 6 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

mundo Londres Há 6 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

brasil MORTE-SC Há 7 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

economia INSS Há 5 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Isabel Veloso Há 8 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

lifestyle Rosto Há 23 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 5 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses