Supreenda-se com as igrejas mais incomuns do mundo!

Alguns desses projetos arquitetônicos desses templos de fé são tão inusitados que chegam a ser surreais

Supreenda-se com as igrejas mais incomuns do mundo!

Já se passou o tempo em que as igrejas se restringiam a locais de culto com arquitetura tradicional. Hoje em dia, é possível visitar santuários com estilos tão modernos e inusitados que são até difíceis de acreditar que são templos de fé. Para se ter uma ideia da dimensão do vanguardismo dessas construções, há desde capelas decoradas com ossos humanos, passando por obras-primas subterrâneas esculpidas em minas de sal a projetos futuristas e ousados como a bela Catedral de Brasília.

Na galeria a seguir, surpreenda-se com as igrejas mais incomuns do mundo!

© Shutterstock

Catedral de Brasília, Brasil

Não há como negar que Oscar Niemeyer foi um dos arquitetos mais inovadores e talentosos do mundo. Também conhecida como Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, a Arquidiocese de Brasília é um espetáculo visual.

© Shutterstock

Catedral de Brasília, Brasil

A catedral conta com uma estrutura moderna e ousada no exterior, onde 'pousa' sob um espelho d'água e tem um campanário com quatro sinos. Em seu interior, ela também impressiona com esculturas de anjos suspensos por cabos de aço em um teto coberto de vitrais coloridos.

© Shutterstock

Ossuário de Sedlec, República Tcheca

Poucas igrejas são tão assustadoras como esta capela medieval em Kutná Hora, onde estima-se que mais de 40 mil ossos humanos decoram o interior, incluindo um lustre!

© Shutterstock

Igreja de Harajuku, Japão

Em Harajuku, que fica no bairro de Shibuya, você encontrará uma igreja protestante elegante e arrojada cujo design foi baseada no número sete da sorte.

© Shutterstock

Santuário Las Lajas, Colômbia

Na pequena cidade de Ipiales, está essa imensa e linda igreja em um estreito cânion ao lado de um rio. Impressionante, né?

© Shutterstock

Capela de Wieliczka, Polônia

Na cidade de Wieliczka, no sul da Polônia, no subsolo há uma mina que é um tesouro: uma capela toda feita e esculpida de sal. Hoje em dia, é até possível casar lá!

© Shutterstock

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil

Também chamada de Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, essa igreja em estilo modernista foi inaugurada em 1979 e tem capacidade para 20 mil pessoas em pé. 

© Shutterstock

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil

No interior dessa catedral, é impossível não ficar maravilhado diante da beleza desse vitral majestoso. 

© Shutterstock

St. George’s Church, Etiópia

Lalibela é uma cidade onde se encontram 11 igrejas monolíticas esculpidas em rochas como essa. O local onde estão esses templos religiosos foi tombado pela UNESCO.

© Shutterstock

Capela de Saint-Michel d’Aiguilhe, França

Erguida em 962 d.C., esta capela fica no topo de uma rocha maciça de formação vulcânica, na cidade de Le Puy-en-Velay. Como chegar até lá? Coragem para subir uma escadaria de 269 degraus de pedra ao redor da encosta até o topo. São 'apenas' 268 degraus esculpidos na rocha.

© Shutterstock

Dog Chapel, EUA

Esta capela especial em Vermont tem portas do tamanho de cães, cachorros de madeira esculpida que se alinham nos bancos e janelas com vitrais com temas caninos. A placa diz: 'Bem-vindos todos os credos, todas as raças'.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 3.0)

© Wikimedia/Creative Commons 

Catedral de Maringá, Brasil

Também chamada de Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, esse grandioso templo, que fica no estado do Paraná, é a igreja mais alta da América do Sul, totalizando 124 metros de altura. Por que tão elevada? O propósito seria aproximar as pessoas de Deus.

© Shutterstock

Igreja de St. Elijah the Prophet, Austrália

Nessa cidade mineira de extração de opala chamada Coober Pedy, há toda uma comunidade subterrânea com casas, hotéis, um pub e até essa igreja ortodoxa sérvia de São Elias, o Profeta.

© Shutterstock

Chêne Chapelle, França

Esta capela, localizada em Allouville-Bellefosse, ao norte da França, está dentro de um carvalho que tem centenas de anos. Tornou-se um local de culto depois que um relâmpago queimou as entranhas dessa árvore no século XVII.

© Shutterstock

Igreja de Herz-Jesu (Sagrado Coração de Jesus), Alemanha

Embora essa igreja em Munique pareça mais uma loja de tecnologia, é um templo religioso que substituiu a anterior que pegou fogo em um incêndio nos anos 90.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 1.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Igreja de Neve, Alemanha

Embora esteja derretida agora, essa igreja se situava em Mitterfirmiansreut, tinha cerca de 25 metros de comprimento e era feita apenas de neve. 

© Shutterstock

Catedral de São Basílio, Rússia

A lenda diz que o czar Ivan IV (Ivan, o Terrível) mandou cegar o seu arquiteto depois que ele criou essa estrutura mágica em Moscou para impedi-lo de que ele construísse um prédio mais magnífico em outro lugar.

© Shutterstock

Catedral de Árvores, Itália

Este templo religioso natural vivo e que respira nos Alpes ao norte da Itália ainda está crescendo! O arquiteto plantou centenas de pinheiros, bem como galhos de castanheiro e avelã, de maneira a criar as paredes e o teto arqueado de uma catedral.

© Shutterstock

Reading Between The Lines, Bélgica

Doorkijkkerk é o nome desta capela que ao mesmo tempo está presente, mas é também 'inexistente'. Localizada na província belga de Limburg, essa obra foi construída para fazer uma reflexão entre a onipresença das igrejas. 

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Basílica Sagrada Família, Espanha

A igreja projetada por Gaudí em Barcelona é ambiciosa - para dizer o mínimo. Tem o interior de arco-íris e conta com diversas passagens da Bíblia - e ainda não está terminada! O plano é que essa obra-prima seja concluída no centenário da morte do lendário arquiteto catalão em 2026.

© Shutterstock

Temppeliaukio, Finlândia

Mais conhecida como a Igreja da Rocha, este templo, situado em Helsinque, é uma mistura de elementos antigos e modernos com paredes compostas de formações de pedra natural e um telhado feito de cobre.

© Shutterstock

Igreja de Hallgrímur, Islândia

Reykjavik abriga a sexta estrutura mais alta de todo o país. Essa igreja foi projetada para se assemelhar à lava do basalto que flui do solo da Islândia. Imponente, hein?

© Shutterstock

Katskhi Pillar, Geórgia

Monges cristãos construíram uma capela em um penhasco rochoso de 30 metros de altura, que é o lar de um único monge desde os anos 90. A única maneira de chegar lá é através de uma escada de metal, embora tenha sido recentemente fechada para o público.

© Shutterstock

Igreja do Rosário, El Salvador

Na hora certa do dia, a luz do sol atinge o vidro multicolorido do teto que tem formato de leque e a igreja fica envolta em um brilhante efeito de arco-íris.

© Shutterstock

Stykkisholmskirkja, Islândia

Com design de Jon Haraldsson, esta igreja futurista em Stykkisholmur foi erguida em 1990 e causa grande impacto na paisagem islandesa em torno dela.

© Shutterstock

Cadet Chapel, EUA

A Capela dos Cadetes da Força Aérea dos EUA, no Colorado, foi modelada em formato de um avião apontando para cima. Super original.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 3.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Capela Notre Dame du Haut, França

Conhecida também como Capela de Ronchamp, essa igreja impressionou muitas pessoas que compararam o teto deste edifício com o cabelo do Rei do Rock, o grande Elvis Presley.

(Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Igrejas de Göreme, Turquia

As pessoas que viviam nas vilas da Capadócia esculpiram casas, igrejas e mosteiros na rocha macia, gravando sua fé na paisagem por séculos.

© Shutterstock

Capela de Santa Cruz, EUA

Esta igreja moderna em Sedona, Arizona, se projeta entre dois montes, mas é especialmente incomum porque as pessoas acreditam que ela está localizada em um vórtice de energia onde as fronteiras entre os mundos são escassas.

© Shutterstock

Igreja de Grundtvig, Dinamarca

Um exemplo raro de arquitetura da igreja expressionista pode ser encontrado na impressionante Igreja de Grundtvig, em Cophenhagen.

© Shutterstock

Thorncrown Chapel, EUA

Esta pequena e pacífica capela fica em Eureka Springs, Arizona, dá vida a todas as religiões com esta estrutura florestal brilhante.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 2.5)

© Wikimedia/Creative Commons 

Igreja de Cristal Beimen, Taiwan

Esta linda e delicada igreja em Tainan foi inaugurada em outubro de 2014 e ainda oferece serviços de cerimônia de casamento!

© Shutterstock

Cardboard Cathedral, Nova Zelândia

Esta atração turística é uma catedral real e é feita de madeira, aço e, mais importante, tubos de papelão!

© Shutterstock

Igreja do Jubileu, Itália

Não é o que você poderia esperar em Roma, certo? Pois esta igreja moderna e distinta surpreende pelo seu design único.

© Shutterstock

Igreja de St. James, República Tcheca

Um braço mumificado com cerca de 400 anos pendurado no teto desta igreja, em Praga, lembra às pessoas o que acontece com os ladrões. Sinistro...

© Shutterstock

Capela da Reconciliação, Alemanha

Construída em razão da antiga faixa de fronteira em Berlim, esta construção fica no topo das ruínas da Igreja da Reconciliação original e serve como um local de culto e uma parte do Memorial do Muro de Berlim.

© Shutterstock

Igreja de Paraportiani, Grécia

Pode parecer uma construção antiquada e esquecida, mas essa igreja em Mykonos é, na verdade, uma das estruturas arquitetônicas mais famosas da Grécia.

© Shutterstock

Capela de St. Gildas, França

Erguida na margem do Canal du Blavet, na Bretanha, esta capela de pedra foi construída na base de um penhasco rochoso.

© Shutterstock

Igreja da Peregrinação de Gottfried Böhm, Alemanha

Esse santuário de estrutura surreal, em Neviges, é um dos edifícios religiosos mais reverenciados do período brutalista da arquitetura.

© Shutterstock

Inflatable Church, Inglaterra

Essa foi a primeira igreja inflável. Erguida em 2003 em Sandown, esse templo tem 14,3 metros de altura e pode acomodar até 60 pessoas.

© Shutterstock

Lifestyle Arquitetura 25/06/19 POR Notícias Ao Minuto


Já se passou o tempo em que as igrejas se restringiam a locais de culto com arquitetura tradicional. Hoje em dia, é possível visitar santuários com estilos tão modernos e inusitados que são até difíceis de acreditar que são templos de fé. Para se ter uma ideia da dimensão do vanguardismo dessas construções, há desde capelas decoradas com ossos humanos, passando por obras-primas subterrâneas esculpidas em minas de sal a projetos futuristas e ousados como a bela Catedral de Brasília.

PUB

Na galeria a seguir, surpreenda-se com as igrejas mais incomuns do mundo!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 22 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 22 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 6 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

tech Justiça Há 17 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'