Novos aluguéis têm a menor alta em 10 anos em São Paulo

A baixa variação acumulada em 12 meses é explicada pela recente piora do cenário macroeconômico brasileiro

© Reuters

Economia Habitação 21/04/15 POR Notícias ao Minuto

O mercado de aluguel residencial na cidade de São Paulo perdeu fôlego. Nos 12 meses encerrados em março, os novos contratos tiveram alta de 1,68%, a menor da série histórica apurada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) desde 2005.

PUB

A baixa variação acumulada em 12 meses é explicada pela recente piora do cenário macroeconômico brasileiro - em 2015, por exemplo, o Produto Interno Bruto (PIB) deve recuar e a inflação caminha para ficar acima do teto da meta, que é de 6,5%. Em março do ano passado, quando os efeitos da desaceleração econômica eram menores, a variação em 12 meses do indicador apurado pelo Secovi- SP chegou a 9,04%.

"No início da desaceleração econômica, o mercado já vinha sofrendo uma adequação. E essa realidade se acentuou depois da Copa da Mundo e da eleição", afirma Mark Turnbull, diretor de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP. "O reajuste médio de locação recua mensalmente desde agosto", diz Turnbull.

O resultado do novo aluguel também se distanciou do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), indicador calculado pela Fundação Getúlio Vargas e utilizado para os reajuste anual do contrato de aluguel já em vigor. Em março, a alta em 12 meses do IGP-M foi de 3,2%.

A fraqueza do mercado de locação residencial também pode ser apurada no resultado mensal. Em março ante fevereiro, o aumento do novo aluguel foi de 0,40%. Na medição anterior - fevereiro ante janeiro - houve um recuo de 0,20%.

Os imóveis que tiveram maior variação no contratos em março foram os de três dormitórios - alta de 0,9%. As residências de um dormitório tiveram aumento de 0,5%, e o novo aluguel dos imóveis de dois dormitórios subiu 0,1%.

O Índice de Velocidade de Locação (IVL) geral ficou entre 15 a 39 dias, sendo 23 a 47 dias para apartamentos, e de 15 a 37 para casas. Os principais tipos de contratos firmados em março foram por meio de fiador (47,5%), seguido por depósito (33%) e seguro fiança (19,5%).

Barganha

Com o mercado desaquecido, aumenta o poder de barganha de quem deseja alugar um imóvel, de acordo com Turnbull. "Estamos numa fase com uma oferta maior de imóveis e, portanto, um momento interessante para o inquilino tentar uma negociação", afirma o diretor do Secovi-SP. Na avaliação dele, o valor médio do aluguel deve se manter no patamar atual pelos próximos meses. 

Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 18 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 22 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 18 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 21 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 18 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes