Reunião de Bolsonaro e Macron é cancelada após críticas do francês

O presidente francês afirmou nesta quinta-feira (27) que não assinará nenhum acordo comercial com o Brasil

© Philippe Wojazer / Reuters

Mundo G20 28/06/19 POR Notícias Ao Minuto

OSAKA, JAPÃO (FOLHAPRESS) - O encontro entre o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o francês Emmanuel Macron, que aconteceria nesta sexta-feira (28), em Osaka, foi desmarcado em meio à ameaça do líder europeu de não assinar acordos comerciais com o Brasil se o país deixar o Acordo de Paris.

PUB

A reunião bilateral estava prevista para 14h25 (horário local) desta sexta, no dia que marca o início do G20. Por volta das 11h, a assessoria de Bolsonaro informou que a agenda foi cancelada, mas não explicou os motivos.

O presidente francês afirmou nesta quinta-feira (27) que não assinará nenhum acordo comercial com o Brasil caso o presidente Jair Bolsonaro saia do acordo climático de Paris, ameaçando colocar em risco os trabalhos de negociações comerciais entre União Europeia e Mercosul.

As negociações da União Europeia com o grupo do Mercosul se intensificaram, com Bolsonaro dizendo neste mês que um acordo poderia ser assinado "logo", enquanto o grupo europeu o chamou de "prioridade número um".

Autoridades brasileiras estão em Bruxelas para negociar as tratativas comerciais com os europeus.

Além de Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, também disse estar muito preocupada com a preservação da Amazônia e que aproveitaria o G20 para "ter uma conversa clara" com Bolsonaro.

Ao chegar ao Japão, o presidente disse que não aceitará advertências de outros países após ser questionado sobre a declaração da líder alemã.

"Eles [alemães] têm a aprender muito conosco. O presidente do Brasil que está aqui não é como alguns anteriores que vieram aqui para serem advertidos por outros países. Não, a situação aqui é de respeito para com o Brasil. Não aceitaremos tratamento como no passado, de alguns casos de chefes de estado que estiveram aqui", disse, sem citar a quem se referia.

Integrante da comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para o G20, o ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) disse que ninguém tem moral para criticar a política ambiental do Brasil.

"A política de meio ambiente é totalmente injusta ao Brasil. O Brasil é um dos países que mais preserva meio ambiente no mundo. Quem tem moral para falar da preservação de meio ambiente do Brasil? Estes países que criticam? Vão procurar a sua turma", disse o ministro em Osaka, à véspera do início do encontro que reúne líderes das 20 maiores economias.

Heleno disse ainda "não ter nenhuma dúvida" de que o pedido para que o Brasil preserve o ambiente é uma estratégia para que outros países possam explorá-lo no futuro.

"Eu não tenho nenhuma dúvida. Estratégia de preservar o meio ambiente do Brasil para mais tarde explorarem. Está cheio de ONG por trás deles, ONG sabidamente a serviço de governos estrangeiros. Vocês têm que ler mais um pouco sobre isso, viu? Vocês estão muito mal informados", disse a jornalistas na porta do hotel em que a comitiva de Bolsonaro está hospedada.

Agora, Bolsonaro terá entre seus compromissos seis encontros bilaterais: Donald Trump (EUA), Xi Jinping (China), Shinzo Abe (Japão), Lee Hsien-Loong (Cingapura), Narendra Modi (Índia) e Mohammed bin Salman (Arábia Saudita).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda