Copa América: Gabriel Jesus quer tirar peso do jejum das costas

O jogador sonha diante da Argentina encerrar um longo jejum e fazer valer o posto de artilheiro da era Tite

© Lucas Figueiredo/CBF

Esporte Atacante 02/07/19 POR Estadao Conteudo

O atacante Gabriel Jesus sente um peso nas costas toda vez que entra em campo para treinar pela seleção brasileira nesta Copa América. A responsabilidade de ser titular da equipe é pequena diante da pressão para voltar a marcar gol pelo Brasil em competições oficiais. O jogador sonha diante da Argentina, nesta terça-feira, encerrar um longo jejum e fazer valer o posto de artilheiro da era Tite.

PUB

Quando pisar no gramado do Mineirão com a camisa 9 pela semifinal, o jovem atacante de 22 anos terá o peso de estar há mais de 600 dias em fazer gols pela seleção em competições oficiais. Gabriel Jesus fez gols em amistosos, já teve boas atuações e mantém a confiança do técnico Tite. Mas lhe falta executar o principal ofício de um centroavante, que é marcar gol.

"Eu não fiz gol na Copa da Rússia, ainda não marquei na Copa América. Até tive chance contra o Peru, mas não consegui [ele errou o pênalti]. É claro que atacante da seleção sempre tem de fazer gols. Estou trabalhando para isso", disse.

Com 16 gols marcados desde a estreia do treinador, há três anos, Gabriel Jesus sofre quando se trata de competições mais importantes, como a Copa do Mundo ou a Copa América. Ele foi o artilheiro do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas, quando marcou sete vezes e ajudou a equipe a se classificar, mas nunca mais balançou as redes desde o fim daquele torneio, em outubro de 2017.

Enfrentar a Argentina no Mineirão lhe traz boas recordações. O garoto foi decisivo no último compromisso no estádio, diante do mesmo adversário desta terça, ao dar passe para um gol de Neymar na vitória por 3 a 0 em novembro de 2016, ainda pelas Eliminatórias da Copa de 2018.

Gabriel Jesus carrega essa pressão desde o Mundial da Rússia. Titular em cinco jogos na Rússia, ele não marcou nenhuma vez e depois até perdeu espaço entre os titulares da seleção. Roberto Firmino passou a ser o centroavante principal. O atacante revelado pelo Palmeiras recuperou vaga no time nesta Copa América como ponta-direita.

Seu maior problema é ter de aturar por tantas vezes a sensação de ficar no "quase". Gabriel Jesus perdeu pênalti contra o Peru no fim do jogo, quando o placar já estava 5 a 0 para o Brasil, e por pouco não marcou no segundo tempo, contra o Paraguai. O atacante ainda teve a responsabilidade de bater e converter a cobrança decisiva na disputa pelas quartas de final - mas esse não conta porque não foi feito durante a bola rolando.

Mesmo assim, o gosto por comemorar ele já sentiu. Quer mais. Gabriel contratou um preparador físico depois da Copa e ouviu conselho dos familiares para superar as críticas. A reação só depende só seu trabalho e um gol contra Argentina hoje seria fundamental para ele.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 11 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 13 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 9 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 11 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 12 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 11 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 13 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 10 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 12 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens