CPI sugere punição de ex-chefe da Vale

Na tragédia de 25 de janeiro, 245 pessoas morreram e outras 25 continuam desaparecidas

© REUTERS / Washington Alves (Foto de arquivo) 

Brasil Justiça 02/07/19 POR Estadao Conteudo

O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga as causas do rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG) vai sugerir o indiciamento de 14 pessoas, dentre elas o ex-presidente da Vale Fábio Schvartsman, da própria mineradora e da Tüv Süd, empresa alemã responsável por auditar a área. Vale e Schvartsman vão esperar o documento se tornar público para se pronunciar e os demais envolvidos não foram localizados pela reportagem.

PUB

Na tragédia de 25 de janeiro, 245 pessoas morreram e outras 25 continuam desaparecidas. No documento, ao qual o Estadão/Broadcast teve acesso e que deve ser lido na CPI nesta terça-feira, 2, o relator Carlos Viana (PSD-MG) pede que Schvartsman e outros 11 funcionários da Vale sejam indiciados por homicídio culposo e lesão corporal culposa, além de crimes ambientais.

Dois engenheiros da Tüv Süd que atestaram a segurança da barragem da Mina Córrego do Feijão, Makoto Namba e André Jum Yassuda, também podem responder pelos mesmos crimes. No caso das empresas, o pedido de indiciamento é apenas pelos crimes ambientais, o que inclui a destruição de flora de preservação permanente.

Viana pedirá que a comissão encaminhe ao Ministério Público de Minas Gerais os pedidos de indiciamento. A assessoria da Vale informou, por nota, que a empresa "vai aguardar o relatório ser comunicado oficialmente para se pronunciar". O advogado de Schvartsman, Pierpaolo Bottini, disse que não se manifestaria antes de ler o relatório. A reportagem não conseguiu contato com as assessorias da Tüv Süd e com os demais funcionários na noite desta segunda-feira, dia 1º.

No documento, Viana afirma que a CPI considerou todos os citados como coautores dos crimes, "numa cadeia causal normativa de imperícia, imprudência e negligência". Ele diz ainda que os envolvidos descumpriram o dever de vigilância e cuidado. "Assim, é autor todo aquele que, violando esse dever, dá causa ao resultado."

O relatório foi baseado em um conjunto de provas compartilhadas pelo Ministério Público de Minas e pelo MP Federal. O documento ainda será votado pelos membros da CPI.

Segundo Viana, as provas analisadas apontaram para uma linha de investigação que leva a quatro conclusões: 1) a barragem foi "construída e alteada com deficiências de projeto, de execução e de documentação, especialmente em relação ao seu sistema de drenagem"; 2) no intervalo de um ano antes da tragédia, foram detectados diversos sinais de que havia riscos sérios à estabilidade da barragem, que não foram "devidamente avaliados"; 3) os laudos de segurança emitidos por empresas de auditoria contrariaram "as recomendações do painel de especialistas e padrões internacionalmente aceitos; e 4) a gerência e a alta gestão da Vale estavam "cientes dos riscos da barragem B1 e das medidas que seriam necessárias para aumentar a sua segurança".

Viana também cita que, usando provas documentais, o relatório detalha que um consultor contratado pela Vale, na primeira visita à barragem, fez duas escavações simples, de onde surge água em profusão, "demonstrando que o sistema de drenagem era insuficiente ou não tinha a manutenção adequada". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 14 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 13 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 6 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 14 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens