Alta no preço do minério faz ação da Vale subir 31% na semana

Alta no preço do minério faz ação da Vale subir 31% na semana

© Reuters

Economia Mercado 25/04/15 POR Estadao Conteudo

A recuperação no preço do minério de ferro provocou uma forte alta nos papéis da Vale nesta semana. A ação ordinária da companhia (ON), com direito a voto, acumulou valorização de 31,18%, enquanto as preferenciais (PNA) subiram 25,3%.

PUB

Ontem, 24, o preço da commodity avançou 5,9% no mercado à vista chinês para US$ 57 a tonelada - o maior valor da tonelada desde o dia 17 de março. Na semana, o preço apresentou recuperação de 12,4%. No ano, no entanto, a queda é ainda superior a 20%.

Para analistas, a alta no preço do insumo é algo pontual. Segundo eles, no ano, o valor do minério de ferro não deve ultrapassar, na média, o patamar de US$ 60 a tonelada.

"O preço do minério no dado diário é volátil e essa alta ocorre após uma sequência de quedas e ela diz pouco sobre um movimento de recuperação mais forte, já que as últimas notícias no mercado são negativas para a matéria-prima", afirma o analista da Tendências Consultoria, Felipe Beraldi.

O analista destaca que tanto neste ano quanto em 2016 haverá uma "folga" entre a oferta do minério no mercado transoceânico e a demanda, o que manterá os valores bastante pressionados. "No nosso cenário os players menos eficientes irão diminuir produção, mas em termos líquidos a produção vai aumentar", destaca.

Neste ano, as mineradoras australianas BHP Billinton e Rio Tinto planejam aumentar produção e a partir do próximo ano a Vale iniciará seu salto, com o início de operação do projeto S11D, o Serra Sul, que em plena capacidade injetará um volume de 90 milhões de toneladas à companhia.

No primeiro trimestre de 2015 as três grandes mineradoras globais registram aumento da produção, a despeito da derrocada dos preços. A Vale, por exemplo, viu seus volumes saltarem 4,9% nos três primeiros meses do ano para 74,523 milhões de toneladas, recorde para um primeiro trimestre.

A notícia que pode ter ajudado a puxar os preços nesta semana para cima foi a indicação da BHP que poderia atrasar seu plano de expansão para 290 milhões de toneladas por ano.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos