Tite vai se tornar o 'Rei da América' se seleção vencer Copa América

O técnico já tem no currículo as três conquistas possíveis entre os times do continente

© André Mourão / MoWA Press

Esporte Técnico 07/07/19 POR Estadao Conteudo

A final da Copa América no Maracanã pode alçar Tite a um patamar jamais alcançado por qualquer treinador no futebol sul-americano. Se a seleção brasileira derrotar o Peru e garantir a taça, ele vai se tornar o primeiro técnico da história a ter vencido todas as principais competições do continente, seja entre clubes ou entre seleções.

PUB

O gaúcho de 58 anos já tem no currículo as três conquistas possíveis entre os times do continente. A primeira delas foi em 2008, ao levar o Internacional ao título da Copa Sul-Americana. Anos mais tarde, Tite ganhou a sua segunda taça continental na histórica campanha do Corinthians na Copa Libertadores de 2012. A coleção aumentou na temporada seguinte, quando ele fez o clube alvinegro ser campeão de novo, dessa vez da Recopa Sul-Americana.

Agora é a vez de Tite ir em busca de uma taça entre seleções para se tornar uma espécie de "Rei da América". O treinador está há três anos no comando do Brasil, soma apenas duas derrotas em 42 jogos e se apega justamente à confiança dos resultados no comando de clubes para conseguir ser campeão também à frente do Brasil.

A competição dentro de casa é apenas a segunda tentativa de Tite de festejar uma taça pela seleção. Como as Eliminatórias não dão título e na Copa do Mundo o Brasil foi eliminado nas quartas de final, o torneio continental vale mais do que o recorde pessoal, vale também um item importante para a afirmação do treinador no cargo.

Ainda no início da Copa América, Tite disse considerar a competição parecida com a Libertadores, por ter características similares de regulamento e estilo de jogo dos sul-americanos. "Para ganhar, tem de jogar bola. Foi essa lição que aprendi na Libertadores. Não é catimba ou querer ser mais macho do que o outro. Não tem inimigo, tem adversário", comentou.

Tite quer, portanto, olhar para o Maracanã e se lembrar das noites de Libertadores do Corinthians no estádio do Pacaembu para se inspirar e resgatar aquele espírito copeiro.

MULTICAMPEÕES - Em mais de cem anos de Copa América e de 60 anos de Libertadores, apenas quatro treinadores tiveram a honra de ser campeões desses dois torneios na carreira. Nenhum deles é brasileiro. O primeiro a conseguir as duas taças foi o uruguaio Hugo Bagnulo, campeão pelo país na Copa América de 1956 e treinador do Peñarol no título da Copa Libertadores de 1982.

Anos depois foi a vez de um compatriota de Bagnulo repetir a dobradinha. Roberto Fleitas venceu a Copa América em 1987 e, no ano seguinte, com o Nacional, faturou a Libertadores. O atual técnico do Uruguai, Óscar Tabárez, também integra a lista, pois venceu a Copa América com o país em 2011 e levantou a taça da Libertadores pelo Peñarol na disputa de 1987.

O outro treinador a ter essa honra foi o colombiano Francisco Maturana. No comando do Atlético Nacional, de Medellín, ganhou a Libertadores de 1989. A taça da Copa América veio mais tarde, em 2001, quando a Colômbia sediou e venceu o torneio de forma invicta.

Confira abaixo os títulos continentais de Tite:

Copa Sul-Americana de 2008

No comando do Inter, Tite venceu a decisão com o Estudiantes La Plata. Ganhou no primeiro jogo, na Argentina, e na volta, após derrota do tempo normal no Beira-Rio, Nilmar marcou na prorrogação para garantir o título

Copa Libertadores de 2012

Obsessão do Corinthians por muitos anos, finalmente a Copa Libertadores se transformou em realidade. O time fez uma campanha invicta e encerrou com vitória por 2 a 0 sobre o Boca Juniors em um Pacaembu lotado. Emerson Sheik marcou os dois gols.

Recopa Sul-Americana de 2013

Novamente no Pacaembu, o Corinthians de Tite venceu outra competição, a Recopa Sul-Americana. Diante do São Paulo, o time ganhou fora de casa, no Morumbi, por 2 a 1, e como mandante, quando fez 2 a 0.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 18 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 16 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 20 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 19 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 17 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 19 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes