Septoplastia é opção para casos de congestão nasal crônica

Problema quando não tratado adequadamente pode prejudicar qualidade de vida do indivíduo

© DR

Lifestyle Cuidados 12/07/19 POR Notícias Ao Minuto

A congestão nasal, conhecida popularmente como nariz entupido, ocorre quando a mucosa do nariz inflamam por conta de uma gripe ou resfriado. Entretanto, distúrbios estruturais, como por exemplo o desvio do septo, podem fazer com que o problema se torne crônico, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo.

PUB

Segundo o otorrinolaringologista da Clínica Dolci, em São Paulo, e professor na Santa Casa, Dr. Ricardo Dolci, a realização da septoplastia pode ser indicada para casos recorrentes do problema. "Trata-se de uma cirurgia realizada para a correção do desvio do septo nasal, que é uma estrutura formada por cartilagem e osso, localizado na porção interna do nariz e responsável por separar as duas fossas nasais. Este procedimento é realizado por dentro do nariz, sem a necessidade de incisão externa, não deixando nenhuma cicatriz visível no rosto", explica o otorrino.

Porém, para aliviar este sintoma tão comum no inverno, o otorrinolaringologista ensina alguns métodos simples para fazer em casa:

Lave seu nariz: Realize essa técnica com soro fisiológico 0,9% em temperatura ambiente, com auxílio de uma seringa de 20 ml sem agulha, de três a quatro vezes por dia. O paciente deve inclinar seu corpo para frente, apertar a seringa pela narina esquerda e deixar a solução entrar e escorrer. Em seguida, repetir o procedimento do outro lado. Sempre respirando pela boca e em cima de algum recipiente onde o soro possa cair. Essa ação ajuda a retirar resíduos de poluição atmosférica e possíveis invasores, como vírus e bactérias.

Esquente suas vias respiratórias: Para dilatar as vias respiratórias tome um banho quente e inale a fumaça presente no banheiro. Outra técnica é ferver a água e colocar uma toalha ao redor da borda da tigela ou pia, com cuidado para não se queimar, e se inclinar sobre ela para respirar o vapor. Além disso, outra orientação é colocar umidificador na casa, em especial, no quarto aonde irá dormir, proporcionando uma melhora da umidade do ar.

Beba líquidos: Procure ingerir pelo menos dois litros de água por dia, isso vai ajudar a diluir o muco gradualmente. E para relaxar as cavidades nasais e facilitar a descida da secreção pela garganta aposte no consumo de chás e sopas quentes.

"A congestão nasal com frequência faz com que o paciente precise respirar pela boca, o que pode desencadear outros problemas, como irritação da garganta, voz anasalada e ronco. Por isso, caso este sintoma persista por mais de sete dias, o indicado é marcar uma consulta com o otorrinolaringologista", finaliza Dolci.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula