Trump é mais uma vez acusado de racismo após ataque a congressista

Trump disse que a cidade de Baltimore "é um desastre repugnante, infestado de ratos e roedores"

© Carlos Barria/Reuters

Mundo EUA 28/07/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dirigiu ataques ao presidente do comitê de supervisão da Câmara, o democrata Elijah Cummings, em uma sequência de tweets publicada neste sábado (27). O teor das postagens foi classificado por alguns como racista.

PUB

Trump chamou o congressista de "valentão brutal" e disse que a cidade de Baltimore, localizada no distrito de Maryland, o qual representa, "é um desastre repugnante, infestado de ratos e roedores". 

Segundo dados do censo de 2010, o distrito de Maryland tem 54,6% de sua população autodeclarada negra, uma renda familiar média de US$ 51 (aproximadamente R$ 193) e uma taxa de graduação universitária de 35,7%. Maryland cobre grande parte da cidade de Baltimore, localizada a cerca de 64 km da capital Washington. 

Na sequência de tweets, Trump classificou Baltimore como o pior lugar dos Estados Unidos e disse ainda que se o democrata passasse mais tempo na cidade "talvez pudesse ajudar a limpar este lugar que é muito perigoso e imundo".

A ofensiva deste sábado ocorreu duas semanas após Trump ter dito a quatro congressistas democratas negras que deveriam "voltar" aos países de onde vieram, embora três delas tenham nascido nos EUA. Cummings, um notório defensor dos direitos afro-americanos, havia chamado chamado Trump de racista e criticado duramente suas políticas de imigração.

Além disso, na última quinta-feira (25) uma votação no comitê presidido por Cummings autorizou a intimação de autoridades da Casa Branca, incluindo a filha de Trump, Ivanka Trump, e o genro Jared Kushner, para investigar possíveis violações na administração do governo. 

Trump ainda questionou o investimento de verbas no distrito. "Nenhum ser humano gostaria de viver lá. Para onde vai todo esse dinheiro? Quanto é roubado?", escreveu o presidente.

Elijah Cummings respondeu a Trump no Twitter afirmando que é seu dever constitucional conduzir a supervisão do poder executivo e seu dever moral lutar pelos seus eleitores. "Vou para casa no meu distrito diariamente. Todas as manhãs acordo e vou lutar pelos meus vizinhos", escreveu.

A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, respondeu a Trump chamando Cummings de defensor dos direitos civis e da justiça econômica. "Nós todos rejeitamos os ataques racistas contra ele e apoiamos sua firme liderança", afirmou na rede social.

A senadora democrata Elizabeth Warren, por sua vez, disse que os tweets de Trump são "feios e racistas. Eles são propositalmente moldados para nos colocar uns contra os outros." 

O prefeito de Baltimore, Bernard Young, classificou a retórica de Trump como dolorosa e perigosa. "É completamente inaceitável que o líder político do nosso país difame uma cidade americana vibrante como Baltimore e ataque cruelmente o representante americano Elijah Cummings, um patriota e um herói", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula