Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Senado recebe pedido de CPI sobre indenizações de voo da Chapecoense

Senado recebe pedido de CPI sobre indenizações de voo da Chapecoense

Senado recebe pedido de CPI sobre indenizações de voo da Chapecoense
Notícias ao Minuto Brasil

15:30 - 05/09/19 por Estadao Conteudo

Brasil CHAPECOENSE-ACIDENTE

Quase três anos após a queda do avião que transportava o time da Chapecoense e jornalistas para a final da Copa Sul-Americana em Medellín, na Colômbia, o Senado recebeu na noite da última terça-feira um pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar e pressionar o pagamento das indenizações às vítimas da tragédia que matou 71 pessoas em novembro de 2016.

O requerimento de abertura contou com o apoio de 30 senadores, quase um terço da Casa, com o objetivo de "investigar e identificar o motivo pelos quais os familiares ainda não terem recebido suas devidas indenizações".

O requerimento de criação tem de ser lido no plenário pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP). Esse é o primeiro passo para a instalação da Comissão, que ainda depende das indicações de membros pelos líderes partidários. Após isso, os 11 membros titulares elegem um presidente e um relator. O prazo previsto é de 180 dias.

Nas razões do pedido de criação da CPI, os signatários afirmam ser necessário analisar os valores que as seguradoras ofereceram aos familiares e vítimas do acidente, por ser "valor este irrisório, demonstrando um grande descaso e desrespeito com aqueles que ainda sofrem pela morte de seus entes queridos, e estas empresas faturam milhões de reais dos cidadãos brasileiros e do erário público".

O requerimento é assinado pelo senador catarinense Jorginho Mello, do Estado do time da Chapecoense, e pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), Nelsinho Trad (PSD/MS). A CRE vem fazendo uma série de reuniões sobre a queda do avião da equipe de Chapecó (SC) e chegou a convidar duas vezes as empresas à comparecerem na comissão.

Atualmente, apenas duas CPIs estão em funcionamento na Casa. A de Brumadinho, que averigua a tragédia ambiental desde março deste ano em Minas Gerais, e a CPI Mista das Fake News, instalada nesta quarta-feira.

Campo obrigatório