Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Truques para não ficar sem dinheiro antes do fim do mês

O salário acaba antes do final do mês? Confira algumas dicas para que isso não aconteça mais

Truques para não ficar sem dinheiro antes do fim do mês
Notícias ao Minuto Brasil

06:24 - 28/05/15 por Notícias Ao Minuto

Brasil Poupança

É mais comum do que devia, mas muitas pessoas chegam ao fim do mês sem dinheiro na conta. Por isso, a especialista no assunto Sandra Henriques apresenta algumas dicas para uma melhor gestão das finanças.

1. Faça um planeamento financeiro: especifique com antecedência o dinheiro que será preciso em cada mês.

2. Controle as entradas e saídas de dinheiro: só desta forma é que sabe quanto se gasta realmente com cada tipo de despesa. Por exemplo, você sabe quanto gasta em café durante o ano? E quantos dias é preciso trabalhar para manter o vício no cigarro? Você vai se surpreender com os valores.

3. Registe todas as saídas de dinheiro: agrupe as despesas por tipo (por exemplo: alimentação, habitação, transporte, saúde, vestuário, lazer, etc.) e as registre em um mapa de despesas. Tenha noção de quanto gasta e onde gasta o dinheiro e defina valores máximos para cada tipo de despesa.

4. Pague em dinheiro: o simples fato de ter acesso a um cartão de crédito faz com que se gaste, em média, 20% mais. Tenha atenção às taxas de juro cobradas. Pague sempre a totalidade das dívidas dos cartões de crédito durante o período sem juros.

5. Não peça dinheiro emprestado: se já está endividado e continua a cometer o mesmo erro de pedir dinheiro emprestado, o resultado será uma enorme dívida da qual dificilmente se livrará.

6. Crie uma poupança: é importante ter uma poupança para situações de emergência - a taxa de poupança mínima recomendável corresponde a 10% das despesas mensais.

Campo obrigatório