Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

MEC promete Enem neutro após polêmica

Atendendo pedido do governo, o exame terá questões que se distanciem de uma interpretação política

MEC promete Enem neutro após polêmica
Notícias ao Minuto Brasil

13:50 - 31/10/19 por Estadao Conteudo

Brasil Educação

Atendendo ao pedido do presidente Jair Bolsonaro, o Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promete que a prova deste ano será "neutra" e vai trazer apenas questões que "não tirem o foco do conteúdo escolar". Para professores de cursinhos e técnicos do órgão, a expectativa é a de que o exame traga questões que se distanciem de uma interpretação política ou que abordem minorias, mas temem interferência ou uma mudança no estilo da proposta de Redação.

A preocupação se deve ao fato de que a definição da proposta de Redação é mais rápida e segue um protocolo mais simples do que a elaboração e seleção das 180 questões. O tema é escolhido em consenso por especialistas selecionados pelo Inep em um processo que começa cinco a seis meses antes do exame, quando os assuntos são analisados. A decisão final é tomada em maio e junho.

O primeiro Enem sob a gestão Bolsonaro começa no domingo. Mais de 5 milhões de pessoas estão inscritas e devem realizar o 1.º dia de prova, com 90 questões de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. Presidente do Inep, Alexandre Lopes disse ter recebido do ministro da Educação, Abraham Weintraub, a recomendação de entregar um exame "equilibrado". "No ano passado, uma questão gerou polêmica e tirou o foco do que importava." Após a realização do Enem de 2018, dias após ganhar a eleição, Bolsonaro criticou a questão que mencionava um dialeto usado por gays e travestis.

Lopes garantiu que o presidente e o ministro não tiveram acesso prévio à prova e também que a determinação do presidente será seguida. "[OS ESTUDANTE]Não vão fazer uma prova de direitos humanos, mas uma que percorre os conteúdos escolares que devem ser cobrados. Se a questão envolve direitos humanos, entrará desde que bem formulada e não tire o foco do conteúdo. A contextualização é livre, mas não se pode errar a mão. Afinal, a gente quer avaliar o conhecimento do aluno ou discutir temas sensíveis?".

O jornal O Estado de S. Paulo apurou que uma comissão, criada em março, identificou questões com "abordagem controversa e teor ofensivo a determinados grupos sociais" e recomendou que não fossem usadas. Marcus Vinicius Rodrigues, que era presidente do Inep na época em que a comissão foi instituída e fez a varredura nas questões do Banco Nacional de Itens (BNI), diz que a equipe encontrou conteúdos que poderiam ser ofensivos. "Não só dentro do assunto de gênero, mas questões que poderiam ser ofensivas para nordestinos, por exemplo."

Nos cursinhos. Já os professores apostam na ausência de temas controversos de direitos humanos. Assim, assuntos considerados secundários, como identidade nacional, também passaram a ser trabalhados com os alunos.

A estudante Marina Moreira, de 20 anos, está no 2.º ano de cursinho e afirma ter percebido a mudança nos temas abordados pelos professores. "Nunca tinha debatido sobre importância do Hino, de uma nação nacionalista. Neste ano, tivemos uma tarde só para esses assuntos", contou Marina, que pretende cursar História.

Para a coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Gabriela Carvalho, a tendência é que o tema deste ano seja "chapa-branca", como na edição de 2017 sobre os desafios da formação educacional de surdos, durante o governo Michel Temer (MDB).

O coordenador de Linguagens do Anglo, Sérgio Paganim, afirma que o Enem sempre esteve alinhado a uma prerrogativa do próprio exame, não de um governo específico. Ele argumenta que a proposta da Redação precisa ser polêmica, pois esta é a natureza da dissertação. Neste ano, diz ele, "a preparação envolve um repertório mais amplo".

Segundo Thiago Braga, professor e autor de Português do Sistema de Ensino pH, "existe uma preocupação do Inep em não trazer um tema que afete a ideologia do governo vigente", afirmou. Braga orienta que os estudantes não excluam temas, apenas ampliem. Como exemplo, o professor cita preocupação moral da família, identidade nacional e controle parental na internet. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Campo obrigatório