Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em dia de Enem, celulares adiantam relógio em uma hora

Essa mudança automática nos relógios tem sido alertada pelo Google desde outubro e acontece neste domingo porque o horário de verão em 2018 foi no dia 3 de novembro

Em dia de Enem, celulares adiantam relógio em uma hora
Notícias ao Minuto Brasil

11:40 - 03/11/19 por Folhapress

Brasil Relógio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Usuários têm relatado neste domingo (3) que os relógios de seus celulares adiantaram uma hora automaticamente, mesmo que o horário de verão tenha sido extinto por meio de decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Neste domingo acontece a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que tem uma previsão de receber mais de 5 milhões de candidatos em todo o Brasil.

Essa mudança automática nos relógios tem sido alertada pelo Google desde outubro e acontece neste domingo porque o horário de verão em 2018 foi no dia 3 de novembro.

Em anos anteriores, o horário de verão aconteceu em outubro, o que fez com que alguns usuários se queixassem da mudança no relógio no dia 20 do mês passado.

"Todas essas modificações [no horário de verão] impactam diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja", afirma o Google em texto publicado em seu site.

"Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo", completa.

Caso o telefone não tenha sofrido nenhuma alteração de horário, diz o Google, isso significa que o aparelho já foi atualizado pelos fabricantes ou está seguindo as regras de rede da operadora (que usam as antenas para enviar informações como a hora certa, por exemplo).

Para quem percebeu a mudança de horário no relógio, é sugerido que faça a configuração manual do aparelho com sistema Android, seguindo os passos:

Entre no menu Configurações e procure o item chamado Sistema, depois, escolha Data e Hora ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu Sistema).  Desative as opções Data e hora automáticas e Fuso horário automático. Nos iPhones, o passo-a-passo é diferente:

Na tela inicial, clique na opção "Ajustes" e procure o item "Geral". Depois, escolha "Data e Hora"  Desative a opção de configuração automática do relógio e faça o ajuste manual do horário. Nesse caso, recomenda-se manter a configuração manual até 16 de fevereiro de 2020, que seria a data de fim do horário de verão, se ainda estivesse em vigor.

Campo obrigatório