Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Campanha contra o sarampo será retomada nesta segunda-feira

Segundo a secretaria, é necessário que as pessoas entre 20 e 29 anos tenham tomado duas doses da vacina tríplice viral

Campanha contra o sarampo será retomada nesta segunda-feira
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 17/11/19 por Folhapress

Brasil Sarampo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A segunda fase da campanha contra sarampo começa nesta segunda-feira (18) e vai até 30 de novembro no estado de São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, sob a gestão João Doria (PSDB), o foco está em pessoas de 20 a 29 anos de idade.

As autoridades de saúde do estado recomendam que os cidadãos dessa faixa etária procurem as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para verificar se a caderneta de vacinação está em dia e fazer a atualização.Segundo a secretaria, é necessário que as pessoas entre 20 e 29 anos tenham tomado duas doses da vacina tríplice viral, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas, para estarem imunizadas contra a doença.

A tríplice viral protege a pessoa contra sarampo, além da caxumba e rubéola.

Caso o adulto jovem tenha recebido apenas a primeira dose da tríplice viral ao longo da sua vida, ele deverá tomar agora a segunda dose durante a campanha realizada pelo governo estadual. 

Segundo a secretaria, é importante que se leve a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde atualize a situação.

Cobertura Na capital, a cobertura vacinal contra o sarampo foi de 97,06% (primeira dose) e 44% (segunda dose) no ano passado.

Segundo as autoridades de saúde, como efeito da intensificação de campanhas, a cobertura superou o estimado para a primeira dose (aos 12 meses de idade), chegando a 102,3%. Já para a segunda dose (aos 15 meses), a cobertura foi a 86%.

O último balanço divulgado pela secretaria mostra que, até 11 de novembro, houve 6.510 casos confirmados de sarampo na capital, com cinco mortes em decorrência da doença. (WC)

Campo obrigatório