Brasil envia tropas para garantir segurança em terras indígenas

Segundo o ministro Sergio Moro, os membros da Força Nacional atuarão na região por 180 dias, período que poderá ser prorrogado posteriormente

© .

Brasil terras indígenas 04/12/19 POR Notícias ao Minuto

O ministro da Justiça Sergio Moro autorizou hoje o uso da Força Nacional de Segurança Pública numa terra indígena no estado do Amazonas, para "garantir a segurança" dos povos originários e trabalhadores que lá residem e atuam.

PUB

A determinação, publicada hoje no Diário Oficial da União, mas que entrará em vigor a partir de sexta-feira, prevê o apoio a indígenas e funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) que trabalham na reserva do Vale do Javari, localizado no coração da Amazônia, no norte do país, e que sofreu vários ataques nos últimos meses.

Segundo o ministro, os membros da Força Nacional atuarão na região por 180 dias, período que poderá ser prorrogado posteriormente, visando "garantir a integridade física e moral dos povos indígenas e funcionários da Funai" na reserva.

A Reserva Indígena do Vale do Javari, uma das maiores do Brasil e que agrega o maior número de grupos étnicos isolados do país, está historicamente marcada por invasões e ataques de caçadores, pescadores e lenhadores ilegais.

O envio de tropas federais para o Amazonas corresponde a uma recomendação do Ministério Público, que solicitou ao titular da Justiça apoio para reforçar a segurança naquele território.

Há cerca de um mês, a Funai denunciou que a sua base de vigilância na região sofreu o seu oitavo ataque com tiros no período de um ano.

Em setembro passado, um funcionário da Funai, que trabalhava no Vale do Javari, foi assassinado com dois tiros na cabeça, segundo a Polícia Militar.

Devido à crescente tensão na área, os membros do órgão reuniram-se com as autoridades brasileiras para discutir as "questões logísticas" sobre o acesso e desempenho da Força Nacional a partir da próxima sexta-feira.

De acordo com a Funai, o exército brasileiro também "se comprometeu" com a proteção da área e já atua na reserva indígena desde 26 de novembro último.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica PL-MT Há 20 Horas

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Tornado atinge Gentil, cidade no norte do RS; assista

brasil Estrela Há 19 Horas

Rio Taquari sobe 6 metros em 24h e ultrapassa cota de inundação

fama TV-GLOBO Há 19 Horas

Mais um repórter da Globo é hostilizado com gritos de 'Globo lixo'; assista

tech Fotogaleria Há 21 Horas

Auroras boreais iluminaram céus em todo o mundo; veja as imagens

brasil Bento Gonçalves Há 20 Horas

Mulher perde mãe e pai, e busca a irmã após deslizamento no RS

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Com novas chuvas, Guaíba volta a subir e atinge 4,7 metros

brasil Vídeo Há 6 Horas

Empresário mandou áudio antes de ser levado por rio: 'Cuida da mãe'

fama VIIH-TUBE Há 19 Horas

Viih Tube terá chá revelação 'discreto' após tragédia no RS

mundo EUA Há 21 Horas

Mulher esfaqueia 'amiga' quase 500 vezes e é condenada a prisão