Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rio de Janeiro começa hoje plano de desconfinamento

Rio de Janeiro começa nesta terça (2) plano de desconfinamento com seis etapas

Rio de Janeiro começa hoje plano de desconfinamento
Notícias ao Minuto Brasil

06:32 - 02/06/20 por Folhapress

Brasil CORONAVÍRUS-RIO

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), anunciou nesta segunda (1º) um plano de desconfinamento em seis etapas que será implementado a partir de terça (2) na capital fluminense.

Segundo Crivella, que comemorou o fim da fila para leitos de UTI no município, prolongar o afastamento social tem levado a um aumento de mortes por outras doenças que necessitam de atendimento médico.

Para o prefeito, o isolamento tem feito com que pessoas que necessitam de tratamento em hospitais não procurem ajuda. "É muito importante que estejamos preocupados com outras comorbidades", disse.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que há 34 pessoas internadas em unidades da rede SUS aguardando transferência para leitos dedicados à Covid-19, sendo que, destes, 17 aguardam vaga para leitos de UTI.

Em toda a rede SUS da cidade do Rio, são, nesta segunda (1º), 1.860 pacientes internados com suspeita de Covid, sendo 694 em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 é de 87%.Em todo o estado, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, a taxa de ocupação em leitos de UTI é de 86%.

A partir da publicação do decreto, a cidade do Rio entra na fase 1 do plano de desconfinamento, chamado Programa Rio de Novo. O plano detalha quais atividades poderão ser retomadas e sob quais regras.

Segundo a prefeitura, a ideia inicial é avançar etapas a cada 15 dias, a partir do monitoramento de dados como a capacidade de resposta do sistema de saúde e o nível de transmissão do novo coronavírus.

Na fase 1, atividades físicas individuais ao ar livre ficam liberadas nos calçadões das praias e no mar, assim como em parques. Os centros de treinamentos esportivos poderão funcionar sem imprensa e sem público.

Na fase 2 (sendo a 6 a mais avançada no desconfinamento), competições esportivas serão liberadas sem público. Também nesta fase os shoppings poderão ser reabertos, com controle de número de pessoas e um terço das vagas de estacionamento, funcionando das 12h às 20h.

Na fase 3, as lojas de rua poderão ser abertas, assim como restaurantes, que poderão funcionar com 50% das mesas, e academias e salões de beleza, sob agendamento.A fase 3 prevê ainda a reabertura de creches municipais para crianças a partir de dois anos e das escolas de ensino fundamental 2, da 5ª à 9ª séries.

"Hoje, prolongar o afastamento pode trazer benefícios para a Covid mas traz prejuízos para a população que está falecendo de outras comorbidades, casos urgentes que precisam voltar ao tratamento", disse Crivella.

Veja também: Covid-19: Brasil chega a 526,4 mil casos e 29,9 mil mortes

Campo obrigatório