Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil confirma primeiras mortes em área onde vivem índigenas isolados

O Governo confirmou o registro de 220 infecções causadas pelo novo coronavírus no vale do Javari, que abriga numerosos grupos indígenas.

Brasil confirma primeiras mortes em área onde vivem índigenas isolados
Notícias ao Minuto Brasil

20:30 - 17/07/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil áerea indígena

O Brasil confirmou hoje as primeiras mortes causadas pela covid-19 numa vasta região remota da Amazônia que é apontada como a casa da maior concentração de indígenas isolados do mundo, o vale do Javari, localizado no estado Amazonas. Indígenas e organizações não-governamentais tem denunciado o avanço da doença nesta área remota, temendo que o novo coronavírus se espalhe rapidamente entre povos isolados com menor resistência imunológica e acesso limitado a serviços de saúde na floresta.

Um indígena da etnia Marubo conhecido como Yovempa, de 83 anos, morreu de covid-19 no vale do Javari em 05 de julho, informou a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Brasil.

Duas outras mortes de indígenas nesta mesma área foram relatadas na região pela Coordenação dos Povos Indígenas Independentes.

O Governo confirmou o registro de 220 infecções causadas pelo novo coronavírus no vale do Javari, que abriga numerosos grupos indígenas, 10 deles formados por pessoas isoladas que, frequentemente, recusam o contato com não indígenas.

Os primeiros casos de covid-19 na região ocorreram em junho. Líderes indígenas de várias etnias localizadas próximas do rio Intuí pediram ao Governo Federal que adotasse medidas urgentes para impedir a propagação da doença.

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari acusou o executivo, liderado por Jair Bolsonaro, de ter fracassado ao estabelecer postos de controle para limitar o acesso às terras.

Líderes do povo Matses, que vivem na região fronteiriça com o Peru, enviaram uma carta às autoridades em 29 de junho na qual alertaram que as suas necessidades de proteção não foram atendidas.

Na última terça-feira, a Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão responsável pela proteção dos indígenas, divulgou uma declaração negando as acusações de que falhou na resposta à pandemia de covid-19.

A Funai disse que tem feito o seu trabalho e frisou que os críticos apoiam as "velhas políticas socialistas indígenas de bem-estar e patrocínio, que causaram tanta desgraça para os grupos indígenas brasileiros".

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo maior número de infectados e de mortos (mais de dois milhões de casos e 76.688 óbitos), depois dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 590 mil mortos e infectou mais de 13,83 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Campo obrigatório