Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Witzel mantém suspensão de aulas presenciais no Rio até dia 20

O decreto bate de frente com outro assinado na capital fluminense pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos)

Witzel mantém suspensão de aulas presenciais no Rio até dia 20
Notícias ao Minuto Brasil

11:43 - 05/08/20 por Estadao Conteudo

Brasil Educação

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), assinou decreto prorrogando por mais duas semanas a suspensão das aulas em todo o Estado. Pela determinação, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 5, permanecem proibidas atividades presenciais nas redes pública e privada de ensino, inclusive de nível superior.

O decreto bate de frente com outro assinado na capital fluminense pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que autorizou o retorno às aulas da rede privada. Desde a segunda-feira, 3, alunos da quarta e quinta séries, além do oitavo e nono anos, podem ter aulas em colégios particulares. Assim, algumas escolas do Rio retomaram as atividades.

Na tarde de terça-feira, quando já circulava a informação sobre a prorrogação do decreto de Witzel, a Secretaria Municipal de Educação do Rio divulgou nota citando "informações equivocadas" sobre de quem seria a responsabilidade para autorizar ou não o retorno às aulas.

"Um decreto do Estado não se sobrepõe à independência da administração municipal com relação aos assuntos da municipalidade, conforme determina a distribuição federativa, ressalta a Procuradoria Geral do Município. A educação infantil e o ensino fundamental, no âmbito do ensino público municipal no Rio de Janeiro, são atribuições da Prefeitura do Rio", diz parte do texto.

E, em meio a incertezas entre alunos de colégios particulares, acrescentou. "A Prefeitura do Rio reafirma, insiste, repete que não determina nem regula data de retorno para a retomada das aulas nas escolas da rede privada do Rio de Janeiro."

Campo obrigatório