Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fuvest 2021 abre inscrições nesta segunda-feira

Os interessados devem acessar o site da fundação e preencher um formulário com dados e foto atualizada para o cadastro

Fuvest 2021 abre inscrições nesta segunda-feira
Notícias ao Minuto Brasil

10:42 - 31/08/20 por Estadao Conteudo

Brasil Educação

As inscrições para a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) 2021, prova feita para ingressar na Universidade de São Paulo (USP), serão abertas às 12h desta segunda-feira, 31, e permanecem disponíveis até o dia 23 de outubro. Os interessados devem acessar o site da fundação e preencher um formulário com dados e foto atualizada para o cadastro. A taxa de inscrição custa R$ 182.

Para fazer a inscrição, o candidato precisa preencher um formulário de dados pessoais e criar uma senha de acesso. Depois, deverá inserir uma foto do seu rosto para reconhecimento facial nos dias da prova. Em seguida, é preciso informar se possui alguma necessidade especial e incluir documentos que comprovem essa condição.

O próximo passo será optar pela modalidade da vaga em que irá concorrer (Ampla Concorrência, Escola Pública ou Pretos, Pardos e Indígenas). Depois, o candidato precisará escolher a carreira e os cursos em que tem interesse - é possível escolher até quatro cursos ordenando pela preferência - e o nível de escolaridade.

Nesta etapa, também é preciso que seja indicada a cidade na qual ele fará a prova. Ao final, a pessoa vai precisar responder a um questionário com 27 perguntas para que seja traçado o perfil socioeconômico e cultural dos candidatos. Só então, o sistema vai gerar um boleto para o pagamento da taxa.

O vestibular da Fuvest oferece 8.242 vagas em vários cursos da USP em 2021, dividas em Ampla Concorrência (AC), Escola Pública (EP) e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). O vestibulando vai concorrer apenas com candidatos que optaram pela mesma modalidade.

- Ampla Concorrência (AC): vagas disponibilizadas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum outro pré-requisito;

- Ação Afirmativa (EP): vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

- Ação Afirmativa (PPI): vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

Datas importantes

- Inscrições: de 31 de agosto a 23 de outubro de 2020;

- Prova da 1ª fase: 10 de janeiro de 2021;

- Provas da 2ª fase: 21 e 22 de fevereiro de 2021;

- Divulgação da 1ª chamada: 15 de março de 2021.

Provas

A Fuvest tem duas provas, divididas em duas fases. Na primeira, que vai acontecer no dia 10 de janeiro de 2021, será aplicada a prova de múltipla escolha. O estudante terá de responder 90 questões sobre as disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química (com algumas perguntas interdisciplinares).

As pessoas que passarem na primeira fase serão convocadas para fazer a segunda etapa da prova - dividida em duas partes. A primeira acontecerá no dia 21 de fevereiro de 2021 e terá dez questões de português e uma redação. No dia 22 de fevereiro de 2021, será realizada a segunda prova, que inclui 12 perguntas de duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo vestibulando.

No dia da prova da Fuvest, é imprescindível que o candidato leve um documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul. A prova permite o uso de lápis e borracha para o rascunho. Apontador e régua transparente também são permitidos. Além disso, o vestibulando também pode levar água e alguns alimentos leves para serem consumidos durante a realização da prova.

Campo obrigatório