Brasil cria plástico que inativa o novo coronavírus em minutos

O material, feito de polietileno e com micropartículas de prata e sílica, se mostrou capaz de eliminar 99,84% das partículas do novo vírus após dois minutos de contato.

© DR

Brasil Coronavírus 15/09/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

Maçanetas, botões de elevadores e até telas de celulares sensíveis ao toque não poderão mais transmitir o novo coronavírus devido a um plástico adesivo desenvolvido no Brasil, que pode inativar o SARS-CoV-2 em minutos por contato. Segundo o estudo divulgado hoje, o material, feito de polietileno e com micropartículas de prata e sílica (óxido de silício) na sua estrutura, se mostrou capaz de eliminar 99,84% das partículas do novo vírus após dois minutos de contato.

PUB

Lançado pela empresa Promaflex, especializada na produção desse tipo de películas, o material foi desenvolvido pela companhia Nanox com o apoio do programa de investigação inovadora para pequenas empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

As normas técnicas que medem a atividade antiviral em plásticos e outras superfícies não porosas estabelecem que o material deve confirmar essa ação em pelo menos quatro horas.

Testes que seguiram a norma ISO 21702:2019, realizados no laboratório de biossegurança de nível três (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, mostraram que o material desenvolvido pode eliminar o vírus muito mais rápido.

"A película plástica com o aditivo mostrou-se capaz de atingir esse objetivo num tempo bem menor e a ação viricida aumentou com o tempo", disse Lucio Freitas Junior, pesquisador do instituto, citado num comunicado divulgado pela FAPESP.

Para o estudo foram utilizadas amostras de materiais com e sem micropartículas de prata e sílica incorporadas na estrutura, que foram mantidas em contato direto com o SARS-CoV-2 em diferentes intervalos de tempo.

Decorridos os prazos estipulados, o novo coronavírus presente nas amostras do material foi recolhido e colocado em contato com células Vero - tipo de linhagem celular utilizada em cultivos microbiológicos - para avaliar a capacidade de infecção e multiplicação após exposição no plástico adesivo.

Os resultados indicaram uma redução de quase 100% nas cópias do SARS-CoV-2 que estiveram em contato com amostras do plástico adesivo após dois minutos de exposição ao material.

"À medida que se adicionam micropartículas de prata e sílica à massa plástica durante a produção, a ação antimicrobiana mantém-se durante toda a vida útil do material", indicou Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox.

A fabricante do plástico com o aditivo recomenda, porém, o seu uso por até três meses, para evitar o desgaste do material por contato excessivo.

A película adesiva é o segundo material plástico com micropartículas de prata e sílica comercializado pela Nanox, que desenvolveu uma máscara reutilizável feita com um plástico flexível e com o aditivo aplicado na sua superfície.

Micropartículas de prata e sílica também foram aplicadas pela Nanox em tecidos para o desenvolvimento de roupas anti-covid-19.

Nos tecidos, as micropartículas de prata e sílica são impregnadas na superfície por um processo de imersão, seguido de secagem e fixação, denominado 'pad-dry-cure'.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (mais de 4,3 milhões de casos e 132.006 óbitos), depois dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 929.391 mortos e mais de 29,3 milhões de casos de infecção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Saúde Há 20 Horas

Ministério da Saúde faz alerta para aumento de casos de febre oropouche

Brasil Chuvas Há 15 Horas

Porto Alegre remove quase 120 toneladas de lixo em dois bairros da capital

Brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Mulher se emociona ao ver o seu cão em resgate nas cheias: "Único amigo"

Brasil Enchentes Há 23 Horas

Nível do Guaíba fica abaixo dos 5 metros pela 1ª vez desde segunda-feira

Brasil Chuvas Há 18 Horas

Alerta sobe com elevação da Lagoa dos Patos; 600 pessoas são resgatadas na madrugada em Rio Grande

Brasil SAÚDE-SP Há 7 Horas

Internações por dengue e síndrome gripal aumentam em 96% dos hospitais no estado de SP

Brasil SAÚDE-SP Há 7 Horas

Internações por dengue e síndrome gripal aumentam em 96% dos hospitais no estado de SP

Brasil CANNABIS-MEDICINAL Há 2 Horas

Anvisa não vê elementos para mudar marco regulatório para cannabis medicinal

Brasil Mega-Sena Há 4 Horas

Sem ganhador, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 30 milhões