Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tico Santa Cruz anuncia retirada de livros de sua autoria do Carrefour

A manifestação veio à tona após imagens mostrarem João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos, ser espancado até a morte por dois seguranças de uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre na noite desta quinta-feira (19)

Tico Santa Cruz anuncia retirada de livros de sua autoria do Carrefour
Notícias ao Minuto Brasil

12:15 - 21/11/20 por Folhapress

Brasil Protesto

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Tico Santa Cruz, 43, usou as redes sociais para pedir que a editora Belas Letras deixasse de vender os livros de sua autoria em lojas do Carrefour. "Oi, Belas Letras, exijo que imediatamente todos os meus livros sejam retirados de venda do Carrefour. Aguardo um posicionamento público da editora o quanto antes ou vou rescindir contrato... Racismo não é piada", postou, em tom indignado, nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra.


A manifestação veio à tona após imagens mostrarem João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos, ser espancado até a morte por dois seguranças de uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre na noite desta quinta-feira (19). Algumas horas depois da manifestação o vocalista da banda Detonautas Roque Clube, voltou às redes sociais para dizer que a editora acatou seu pedido e que também deixará de comercializar outros títulos na rede de supermercados.


"A editora que publica meus livros se manifestou e vai deixar de vender não só os títulos que pertencem a minha autoria, mas o de TODOS os autores e autoras que fazem parte da Belas Letras", compartilhou o músico, repostando comunicado da editora referente ao caso. "Enviamos agora à tarde uma circular a todos os nossos distribuidores e parceiros comerciais solicitando que recolham imediatamente todos os livros da Belas Letras que ainda se encontram à venda nas prateleiras físicas e no marketplace do Carrefour", diz trecho da nota.


O artista se manifestou também contra a fala do vice-presidente, Hamilton Mourão que afirmou que "não existe racismo no Brasil" ao comentar a morte de Freitas. "'Gente de cor' - 2020, General Mourão, Vice presidente do Brasil. E não existe racismo estrutural", ironizou Tico. A morte de Freitas teve forte repercussão entre diversas celebridades que usaram a web para se manifestar sobre o ocorrido, entre elas Ludmilla, Camila Pitanga, Paulo Vieira, Leandra Leal e Thiaguinho.


Tico é autor de quatro livros: "Clube da Insônia" (2012), "Tesão" (2013), "Pólvora" (2014) e o infantil "O Elefante e a Borboleta" (2017).

Campo obrigatório