Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19: Mourão diz que tomará vacina

"Acho que a vacina é para o país como um todo, uma questão coletiva, não é individual", afirmou o vice-presidente.

Covid-19: Mourão diz que tomará vacina
Notícias ao Minuto Brasil

19:10 - 11/01/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Hamilton Mourão

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou hoje que tomará a vacina contra a covid-19, após ter contraído a doença, posição contrária à do Presidente Jair Bolsonaro, que tem recusado a imunização por já ter sido infectado.

Mourão, que hoje regressou ao trabalho após 12 dias de isolamento,tendo sofrido sintomas ligeiros, foi questionado pelos jornalistas se tomará algum imunizante contra o novo coronavírus. O governante declarou que sim, mas que não passará à frente na fila de vacinação.

"Dentro da minha vez. Eu sou o grupo 2, aí, de acordo com o planejamento. Não vou furar a fila", afirmou Mourão.

O vice-presidente mostra assim uma posição oposta a de Bolsonaro, que declarou publicamente, mais que uma vez, que não tomará a vacina contra o novo coronavírus porque já teve a doença no ano passado e considera estar imunizado, embora existam casos relatados de reinfecção no país.

Mourão, porém, justificou a sua decisão de tomar a vacina mesmo já tendo sido infectado pelo novo coronavírus, SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, afirmando que a vacinação é uma obrigação coletiva.

"Acho que a vacina é para o país como um todo, uma questão coletiva, não é individual. O indivíduo, aqui, está subordinado ao coletivo neste caso", disse o vice-presidente.

Apesar de mais de 50 países no mundo, incluindo vários da América Latina, como Argentina, Chile, México e Costa Rica, já terem iniciado campanhas de vacinação contra o novo coronavírus, o Brasil ainda não definiu uma data para o arranque da imunização da população.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), só recebeu na última sexta-feira dois pedidos de uso de emergência da vacina chinesa Coronavac e a do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford.

O Governo já elaborou um plano de vacinação que pode começar, na melhor das hipóteses, no dia 20 de janeiro, segundo explicou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na semana passada.

O Brasil registrou 469 novas mortes por covid-19 nas no domingo, totalizando 203,1 mil óbitos, informou o Ministério da Saúde.

Segundo o último boletim do Ministério da Saúde o país, um dos mais afetados no mundo pela crise sanitária do novo coronavírus, também registrou 29.792 novas infecções e já acumula 8.105.790 casos da doença desde 26 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.934.693 mortos resultantes de mais de 90,1 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Campo obrigatório