Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

MP investiga pacientes de Covid amarrados no interior do AM

Um vídeo obtido pela TV Globo mostra quatro pacientes intubados do hospital Dr. Jofre Matos Cohen com os braços presos

MP investiga pacientes de Covid amarrados no interior do AM
Notícias ao Minuto Brasil

06:19 - 25/02/21 por Folhapress

Brasil CORONAVÍRUS-AM

MANAUS, AM (FOLHAPRESS) - O Ministério Público do Amazonas cobrou explicações da prefeitura de Parintins sobre por que pacientes com Covid-19 foram amarrados à maca com gaze no hospital da cidade.

Um vídeo obtido pela TV Globo mostra quatro pacientes intubados do hospital Dr. Jofre Matos Cohen com os braços presos. As imagens foram gravadas na noite de sábado (20), por uma funcionária não identificada. Esse tipo de procedimento é permitido, mas, segundo a reportagem da emissora, o motivo foi o fim do estoque de sedativos.

À reportagem o prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), afirmou que o estoque chegou a estado crítico no sábado, mas negou que tenha terminado. "Eu entreguei pessoalmente a medicação, era meia-noite de sábado para domingo. Se você olhar direito no vídeo, o soro estava com medicação."

Após a reportagem, o promotor ampliado para Parintins, Marcelo Bitarães de Souza Barros, enviou ofício à Secretaria de Saúde do município questionando sobre por que os pacientes foram amarrados e qual médico teria autorizado o procedimento.

Ele também questionou a Secretaria de Saúde do Amazonas sobre o nível dos estoques de sedativo em Parintins no último sábado.

Apesar de ser a segunda maior cidade do Amazonas, Parintins não conta com UTI -apenas a capital, Manaus, conta com esse serviço em todo o estado, de tamanho comparável à soma das regiões Sul e Sudeste.

Segundo Bi Garcia, há oito pacientes de Parintins na fila de transferência para Manaus. Como não há estradas, a remoção ocorre somente por via área, um processo caro e escasso. Ele disse ter tido acesso a um relatório do governo estadual segundo o qual há 200 pacientes do interior aguardando vaga na capital.

O político afirma que a demanda por serviços médicos continua alta em Parintins, mas diminuiu nas últimas semanas. "Tivemos um alto índice na segunda quinzena de janeiro, quando chegamos a 158 pacientes internados. Hoje, há uns 90 pacientes só internados."

Localizada à beira do rio Amazonas, Parintins tem cerca de 115 mil habitantes e acumula 260 óbitos por Covid-19, atrás apenas de Manaus e de Manacupuru no estado. Os casos confirmados somam 8.313 no município.

Campo obrigatório