Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

SP estuda fase vermelha no estado contra Covid-19, mas com escolas abertas

A decisão final sobre o assunto ocorrerá em reunião na manhã de quarta (3)

SP estuda fase vermelha no estado contra Covid-19, mas com escolas abertas
Notícias ao Minuto Brasil

07:39 - 03/03/21 por Folhapress

Brasil QUARENTENA-SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo paulista estuda colocar todo o estado na fase vermelha, a mais restritiva de seu plano de abertura econômica durante a pandemia de Covid-19.

A decisão final sobre o assunto ocorrerá em reunião na manhã de quarta (3).

Não há ainda previsão para fechar escolas, apesar da declaração nesse sentido do secretário Jean Gorinchteyn (Saúde) nesta terça (2), que gerou mal-estar na administração João Doria (PSDB).

Desde dezembro, as aulas presenciais são opcionais no estado nas fases laranja e vermelha, as mais restritivas do chamado Plano SP de reabertura econômica.

Na fase vermelha, apenas os serviços essenciais estão permitidos. A tendência é sua adoção por um tempo determinado, talvez duas semanas, a depender da evolução do impacto na circulação do novo coronavírus.

O tema foi discutido por Doria e secretários nesta tarde de terça (2) com quase 620 dos 645 prefeitos paulistas, por meio de videoconferência, para testar a receptividade à ideia e ouvir sugestões a partir da experiência na ponta.

Segundo relatos de participantes, alguns prefeitos foram enfáticos ao pedir medidas mais duras urgentes, como o de São Bernardo do Campo, Santo André, Sao José do Rio Preto, Jundiaí e Araraquara, todas áreas muito afetadas.

A Associação Paulista de Municípios enviou uma carta a Doria com pedido semelhante. Foi também citada a iniciativa para complementar a campanha estadual de vacinação com 20 milhões de doses da Coronavac, como o tucano já havia anunciado, mais 20 milhões da russa Sputnik V.

O Centro de Contingência da Covid-19, comitê de 20 especialistas e autoridades que aconselham Doria na crise, debateu nesta terça outras medidas ainda mais duras, mas a tendência no governo é ficar dentro dos parâmetros já existentes.

Na semana passada, foi reforçada a fiscalização contra festas e eventos ilegais, com o chamado toque de restrição das 23h às 5h -basicamente, mais repressão a aglomerações.

Alguns membros do centro defendem abertamente o lockdown, a restrição total à circulação de pessoas. Mas tal medida é vista como inexequível de forma generalizada por integrantes governo paulista, ao menos num momento em que não há auxílio emergencial implantado no país.

Ela foi adotada pontualmente, contudo, como ocorreu em Araraquara, e a gravidade da escalada da crise não permite descartar nada a essa altura. O próprio Doria, apesar da pressão de comerciantes contra restrições, já disse que as próximas duas semanas serão as mais duras da pandemia.

O estado tem 73,2% de ocupação de leitos de UTI devido à Covid-19, 74,3% na Grande São Paulo. Em Campinas, a prefeitura local colocou a cidade em fase vermelha, embora sua macrorregião esteja na laranja. Cidades do área do ABC implantaram lockdowns noturnos.

Já morreram 59.546 pessoas no estado durante a pandemia do novo coronavírus, que infectou pouco mais de 2 milhões.
Hoje, das áreas que Plano SP dividiu no estado, 6 estão em vermelho, 8 em laranja e 3, em amarelo -a etapa menos dura.

A questão das escolas segue em debate. A fala de Gorinchteyn, numa entrevista à rádio CBN nesta manhã de terça, gerou uma crise interna no governo.

Embora o secretário tenha ressaltado que aquela era sua opinião pessoal apenas, ela teve grande repercussão. Há forte pressão, inclusive pelo colegiado dos chefes da educação estadual, pela manutenção de aulas presenciais com adoção de protocolos rígidos de segurança.

O titular da Educação, Rossieli Soares, queixou-se a interlocutores de que não havia sido avisado sobre o tema e que não havia nenhuma decisão do gênero -ele tem consultado médicos sobre a questão, como de resto ocorre desde o começo da pandemia, dado o ineditismo da situação.
*
AS REGRAS DA FASE VERMELHA

São permitidos 

Serviços essenciais como: hospitais, farmácias, centros de saúde, padarias (não para consumo local), petshops, clínicas veterinárias, igrejas e templos religiosos, correios

Ficam proibidos 

Shoppings, comércio de rua, galerias
Consumo local em bares e restaurantes
Salões de beleza e barbearia
Eventos, convenções e atividades culturais
Academias
Demais atividades que gerem aglomerações

Funcionamento parcial 
Lojas de conveniência: venda de bebidas alcoólicas após 6h e até 20h

Funcionamento facultativo 
Escolas com aulas presenciais

Campo obrigatório