Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fila para UTI de Covid-19 chega a 230 pacientes na cidade de São Paulo

A lotação em hospitais privados também está perto do limite, segundo repetidos relatos de gestores dessas instituições

Fila para UTI de Covid-19 chega a 230 pacientes na cidade de São Paulo
Notícias ao Minuto Brasil

05:42 - 04/03/21 por Folhapress

Brasil CORONAVÍRUS-UTI

MÔNICA BERGAMO(FOLHAPRESS) - A cidade de São Paulo tem uma fila de 230 pessoas "em todo o município" nesta quarta (3) esperando por uma vaga na UTI de hospitais públicos municipais e estaduais para o tratamento de Covid-19. Outras 220, com sintomas menos graves, esperam internações em enfermarias.

Elas estão sendo encaminhadas ao tratamento intensivo de acordo com vagas que surgem, quando outros pacientes têm alta e saem das UTIs -ou então morrem.

A informação foi passada à coluna pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. Ele já vinha alertando que a situação na cidade é dramática, com uma explosão de novos casos e internações de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

"Todas as manhãs recebemos uma lista de pedidos de internação em UTIs, que durante o dia vão sendo encaminhados. O desafio é sempre, no final do dia, atender a todos", afirma Aparecido.

A prefeitura já abriu cem novos leitos de UTI para Covid-19 nesta semana, mas a demanda tem sido explosiva. Está prevista a abertura de mais cem leitos nos próximos dias. Nesta manhã, dez novos leitos foram abertos na Vila Maria.

A lotação em hospitais privados também está perto do limite, segundo repetidos relatos de gestores dessas instituições.

A situação da capital se repete em todo o estado, deve de passar para a fase vermelha no sábado (6), com restrição de horário para o funcionamento de várias atividades e até mesmo o fechamento de algumas delas.

Como revelado pela coluna na terça (2), médicos do comitê de contingência para o combate à Covid-19 alertaram em reunião realizada ontem que a lotação total dos hospitais no estado é iminente, e pode ocorrer em no máximo duas semanas.

A Fiocruz também vem alertando para a situação dramática em todo o país. Segundo boletim da instituição, 19 estados têm taxa de ocupação acima de 80%.

O governador da Bahia afirmou em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que abriu 300 novos leitos de UTI para Covid-19 na semana passada _e que eles lotaram em questão de dias.

Campo obrigatório