Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

SP tem 34 homicídios em fevereiro, menor quantidade de série histórica

Em comparação a fevereiro do ano passado

SP tem 34 homicídios em fevereiro, menor quantidade de série histórica
Notícias ao Minuto Brasil

05:23 - 26/03/21 por Folhapress

Justiça VIOLÊNCIA-SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os homicídios dolosos (intencionais) tiveram uma queda de 44,3% na cidade de São Paulo em fevereiro deste ano em comparação ao mesmo período do 2020. Eles caíram de 61 vítimas do ano passado para os 34 assassinatos no mês passado, a menor quantidade da série histórica, iniciada em 2001, de todos os meses.

Em fevereiro daquele ano, a cidade de São Paulo registrou 471 homicídios -ou 1.285% acima do registrado neste ano, segundo dados divulgados pelo governo paulista.
A queda histórica nas mortes intencionais na capital não foi suficiente para impedir um novo aumento nesse tipo de crime no estado, que teve crescimento de 9,6 -eles subiram de 218 para 239 vítimas.

O principal motivo foi novo aumento desse tipo de crime no interior, de 38%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Eles subiram de 108 para 139 vítimas de crimes.

Em janeiro deste ano, o crescimento no estado também havia sido puxado pelo interior (20%). Agora, porém, ele é ajudado pela Grande São Paulo que também registrou aumento de 14%, em comparação ao mesmo período de 2020.

O aumento, em números absolutos, foi de 49 para 56 vítimas.

Para o secretário-executivo da Polícia Militar, Álvaro Camilo, a redução dos homicídios dolosos na capital está ligado ao aumento expressivo do número de policiais trabalhando nas ruas, incluindo dispersão de pessoas e, também, o combate ao tráfico de drogas que ajudam na redução dos assassinatos.
"No interior você não tem o homicídio como ocorre aqui, porque você não tem tantas comunidades quanto você tem na capital. Acontece muito nas áreas periféricas. Lembrando que os crimes contra o patrimônio acontecem nas áreas centrais, mais abastadas, e o crime contra pessoas, nos bairros mais afastados, ou dormitórios, nos bairros mais adensados", afirma o secretário.
Ainda de acordo com Camilo, diferentemente da capital, os crimes de homicídio doloso não estão ligados ao consumo de droga e álcool, como na capital.
"O homicídio lá [no interior] não é muito ligado a esse ambiente conturbado, do adensamento urbano, lá o homicídio é mais a briga mesmo, o pessoal se cortando com faca, ou até arma de fogo, mas não em razão de favela ou comunidade. Por isso, a presença policial aqui interferiu bastante nessa questão."
Além dos homicídios dolosos, também houve aumento no estado dos crimes de estupro, em especial de vulneráveis -como crianças. O aumento de crimes contra as pessoas mais frágeis foi de 15,4%: eles foram de 643 registros para 742. No total, foram de 885 para 983 (alta de 11%).
Os crimes patrimoniais seguiram a tendência de queda, com exceção para os roubos de carga, que tiveram alta de 0,7%. Eles foram de 519 para 523 -ou quatro casos a mais, sempre comparando fevereiro de 2020 com o mês passado.

Campo obrigatório