Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil regista maior desmatamento da Amazônia para abril em 10 anos

O número também representa um aumento de 45% face a abril de 2020

Brasil regista maior desmatamento da Amazônia para abril em 10 anos
Notícias ao Minuto Brasil

22:00 - 17/05/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Meio Ambiente

O desmatamento da Amazônia no Brasil atingiu 778 quilômetros quadrados, em abril de 2021, o maior montante para o mês em 10 anos, informou hoje do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazónia (Imazon).

As informações da organização não-governamental que atua na vigilância da Amazónia há mais de 10 anos são balizadas em alertas emitidos pelo Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), que monitora a região usando satélites.

Segundo o Imazon, o número também representa um aumento de 45% face a abril de 2020, quando alertas de desmatamento ocorrem em 536 quilômetros quadrados.

As imagens de satélite mostraram que em abril 68% do desmatamento na Amazônia brasileira ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse e o restante foi registrado em assentamentos (19%), unidades de conservação (11%) e terras indígenas (2%).

No 'ranking' dos estados brasileiros que mais destroem a floresta amazônica estão o Amazonas, que lidera a lista com a maior percentagem (28%), seguido pelo Pará (26%), Mato Grosso (22%), Rondônia (16%), Roraima (5%), Maranhão (2%) e o Acre (1%).

O sistema de acompanhamento da floresta desenvolvido pelo Imazon é uma ferramenta que utiliza imagens de satélites assim como outros sistemas que vigiam a Amazônia brasileira.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão ligado ao Governo brasileiro e que divulga as estatísticas oficiais sobre o tema, também faz este tipo de levantamento através de um sistema chamado Deter.

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registrada numa área do planeta, com cerca de 5,5 milhões de quilômetros quadrados e inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (pertencente à França).

Campo obrigatório