Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil cai sete posições em ranking global da corrupção

Na 69ª colocação em 2014, o país aparece este ano na 76ª, a maior queda entre todas as 168 nações pesquisadas

Brasil cai sete posições em ranking 
global da corrupção
Notícias ao Minuto Brasil

07:28 - 27/01/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil ONG

O Brasil caiu sete posições na edição deste ano do ranking global da corrupção divulgado pela ONG Transparência Internacional nesta quarta-feira (27).

Como refere a Folha de S. Paulo, as economias emergentes continuam se esforçando para eliminar a corrupção, diz a organização em seu informe anual. A ONG destaca que no Brasil houve um aumento da percepção de corrupção após o escândalo da Lava Jato.

"Não é de se surpreender que o Brasil, em meio ao maior escândalo de corrupção de sua história no caso Petrobras, tenha sido o país da América que mais caiu no índice este ano", cita o relatório.

A ONG realiza anualmente o estudo que mede a percepção do fenômeno da corrupção. A instituição destacou que tanto na América Latina como em outras regiões houve significativo avanço nas investigações e na punição de pessoas que, há apenas 12 meses, pareciam intocáveis.

A reportagem esclarece que os países latino-americanos menos corruptos, segundo a ONG, são o Uruguai, na 21ª colocação, Chile, na 23ª, e Costa Rica, na 40ª. A pior pontuação na região é da Venezuela, na 158ª posição, atrás de países como Cuba, na 56ª, México, na 95ª, e Argentina, na 107ª.

O ranking é encabeçado por três países nórdicos –Dinamarca, Finlândia e Suécia. Já os governos repressivos e países que sofrem conflitos estão nas últimas posições, como Afeganistão, Coreia do Norte e Somália.

Campo obrigatório